SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Voto não tem preço, tem consequência. Vote consciente!


Muitos eleitores e eleitoras que não votaram no 1° turno da eleição, realizado no dia 2 de outubro, estão em dúvida se poderão votar no 2º turno, no próximo dia 30. Não só podem, como devem!

Publicado: 21/10/2022


O Brasil terá o segundo turno das eleições presidenciais no próximo domingo, dia 30 de outubro. Além de votar para presidente da República, muitos brasileiros e brasileiras irão escolher seus governadores. Isso nos estados onde esta decisão também ficou para o segundo turno. Pernambuco é um deles. Muitos eleitores, entretanto, não acreditam ser possível mudar a história do país e insistem na ideia de se afastar da política porque a corrupção seria inerente a todos os políticos. 

Esses eleitores desconsideram o fato de que existem seres humanos corruptos e honestos em todas as áreas de atuação, independente da profissão, classe social, raça, gênero e região. Um ser humano honesto, que está preocupado em mudar a realidade do país e não tem a riqueza como prioridade, ingressa na política visando o bem comum de toda a sociedade. Existem políticos assim? Existem. Aos montes. Para saber quem são essas pessoas, basta o eleitor acompanhar a atuação dos presidentes, governadores e prefeitos eleitos. Basta que observem as votações de seus parlamentares no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e câmaras municipais.  

Claro que também existem políticos corruptos eleitos aos montes, inclusive em maior número. Isso porque são esses corruptos que são financiados por grandes empresários para defenderem seus interesses e serem contrários aos interesses dos trabalhadores na hora das decisões e votações. Existem outros que estão apenas preocupados em obter proveito próprio.  

“O problema é que muitos eleitores só acompanham a atuação dos políticos pelos grandes meios de comunicação. Todos tendenciosos e defensores de propostas que beneficiam a classe empresarial. Isso porque os donos desses meios de comunicação, assim como os seus anunciantes, são grandes empresários. Outros eleitores só se preocupam em acompanhar o trabalho dos políticos durante as campanhas. A preocupação é com as informações repassadas de última hora nos guias e nas redes sociais, muitas delas mentirosas. Com isso, muitas pessoas acabam ficando mais desinformadas que informadas e se afastam da política”, comentou o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira. 

O povo brasileiro lutou muito pelo direito ao voto para poder escolher representantes que defendessem seus interesses. Houve momentos em nossa história de grandes restrições ao direito de participação popular no processo de escolha dos governantes: as mulheres não tinham direito de votar; o voto era definido pela renda (voto censitário – direito apenas dos ricos) e, ainda, controlado por coronéis (voto de cabresto).

Hoje, os dias destinados à realização das eleições representam um dos raros momentos em que todos se igualam, pois não há diferença de raça, sexo, classe ou grupo social, já que existe igualdade de valor no voto dado por cada cidadão. Diante da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente para que os políticos eleitos defendam o interesse da maioria da população. 

“O Brasil é um país democrático com um sistema político baseado na representatividade. Ou seja, pessoas serão eleitas de um modo ou de outro. Se o cidadão do bem votar conscientemente, ele irá eleger políticos honestos que irão trabalhar pela melhoria da qualidade de vida de todos. Se o cidadão vender seu voto ou votar baseado em mentiras, o resultado será a eleição de pessoas que jamais estarão preocupadas com o bem comum”, disse o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira.  

Preservando a democracia

Para além de escolher conscientemente seus representantes, o povo brasileiro terá uma tarefa ainda maior nas próximas eleições. É que estamos vivenciando um período de constantes ameaças à democracia. É de fundamental importância que todos observem o momento atual e contribuam com seu voto para a preservação do presente e do futuro deste país. 

E quem não votou no 1º turno?

Muitos eleitores e eleitoras que não votaram no 1° turno da eleição, realizado no dia 2 de outubro, estão em dúvida se poderão votar no 2º turno, no próximo dia 30. De acordo com o TSE, cada turno é uma eleição independente. Isso significa que quem não votou no 1º turno pode – e deve – votar no segundo, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência no dia 2 de outubro.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X