SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

UNE apoia novas eleições e convoca jornada


A UNE definiu nesse domingo (17) que vai apoiar o plebiscito por novas eleições presidenciais como alternativa ao impeachment da presidente Dilma Rousseff

Publicado: 18/07/2016

Do GGN

A  União Nacional dos Estudantes (UNE) definiu nesse domingo (17) que vai apoiar o plebiscito por novas eleições presidenciais como alternativa ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em nota à imprensa, a entidade afirmou que "reconhece que a saída para a crise política é a consulta ao povo. A opinião dos estudantes é a de que é preciso tirar das mãos de um Congresso Nacional cada vez mais conservador o poder de decisão sobre os rumos do país."

A posição da UNE está alinhada com o debate que ocorre entre instituições que compõem a frente Povo Sem Medo, que já convocou manifestação no centro de São Paulo para o domingo (31), num chamado pelo "Fora Temer" e contra a agenda negativa para os trabalhadores imposta pelo governo interino - com reforma da Previdência, mudanças nas leis trabalhistas, entre outros.

Em nota, o Povo Sem Medo sustentou que cabe o chamamento à população para definir qual deve ser o rumo do país, numa demonstração de simpatia com a proposta de novas eleições. O grupo quer que a presidente Dilma e o PT defendam essa bandeira como forma de pressionar ao menos 28 senadores a declararem apoio à medida, que depende da aprovação de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para sair do papel. Ou seja, precisa do voto de um terço dos deputados e um terço dos senadores.

Mais ligada ao PT, a Frente Brasil Popular vai endossar as manifestações do dia 31, mas já manifestou, em nota, que depende dos senadores anti-impeachment, e não de Dilma, levantar a bandeira das novas eleições. Isso, justamente para indicar que a alternativa tem viabilidade no Congresso.

Jornada anti-Temer na semana dos estudantes

Segundo a UNE, outra deliberação tirada nesse fim de semana pelos estudantes foi a convocação de uma "jornada de lutas unificadas pelo 'Fora Temer' e 'Fora Mendonça [ministro da Educação]'" na semana do dia 11 de agosto, quando se comemora o dia do estudante. Entidades que fazem parte do CONEG (Conselho Nacional de Entidades Gerais) darão suporte aos estudantes.

O Conselho promoveu, entre 15 e 17 de julho, um grande evento para discutir a agenda educacional do país. Com a presença de 500 estudantes, 324 entidades credenciadas e cerca de 20 debates, o encontro contou com a participação, também, do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, o deputado federal Ivan Valente (PSOL) e o representante do Partido Pátria Livre (PPL), Márcio Cabreira. Eles levaram ao CONEG suas opiniões sobre a crise política e apontaram perspectivas para o futuro do país.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X