SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores realizam ato público contra pacote de ajuste fiscal do governo


A estimativa é que 20% da receita que prevê esse novo pacote de ajuste fiscal foi retirada do bolso dos trabalhadores, a partir do cancelamento dos concursos públicos e da prorrogação do reajuste dos federais

Publicado: 23/09/2015

Ascom Sindsep-PE

Os trabalhadores não podem pagar pela crise. Foi esse o tom do discurso do Sindsep-PE, da CUT e de vários sindicatos cutistas que participaram de um ato público realizado hoje, no Centro do Recife, contra o novo pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo no último dia 14.

Segundo a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, 20% da receita que prevê esse novo pacote de ajuste fiscal foi retirada do bolso dos trabalhadores, a partir do cancelamento dos concursos públicos e da prorrogação do reajuste dos federais de janeiro para agosto do ano que vem. “Quem provocou essa crise foram os bancos, as agências financeiras. Não foram os trabalhadores, muito menos os servidores federais”, dispara a sindicalista.

“Os trabalhadores neste país geram riquezas e é distribuindo renda e gerando empregos que conseguiremos sair dessa crise. O governo precisa mudar o rumo da economia do país taxando as grandes fortunas e os bens de luxo”, pontua o presidente estadual da CUT, Carlos Veras.

Ainda na concentração, na praça da Independência, a manifestação do movimento sindical chamava a atenção dos transeuntes. O servidor da base do Sindsep, Cícero Benício, aposentado do Ibama, fez questão de participar do ato público e fantasiado. “Na cabeça é o pacote do governo que está pensando sobre nós, servidores”, disse ele, em tom de indignação.

Os servidores da Previdência em greve há mais de dois meses se incorporaram ao ato. “O novo pacote de ajuste fiscal foi uma surpresa. Não tínhamos nem resolvido a nossa greve. Estamos protestando para que o governo nos ouça”, disse a diretora do Sindsprev, Geane Gonçalves. Os previdenciários lutam por um reajuste melhor e pela redução da jornada de trabalho de oito para seis horas diárias.

Da praça da Independência, os manifestantes seguiram em caminhada até a frente do Ministério da Fazenda, no Recife Antigo, onde realizaram a segunda parte do ato público contra o pacote de ajuste fiscal do governo. Lá, eles foram recebidos com um grande apitaço dos servidores do órgão e do Serpro. Os trabalhadores federais em processamento de dados também estão mobilizados, realizando paralisações de advertência e com possibilidade de aderirem a uma greve por tempo indeterminado.

O ato público de hoje contou também com a participação do grupo de teatro TV Sindical. Eles fizeram uma crítica sobre o pacote de ajuste fiscal do governo, mostrando que ele não resolve a situação do Brasil e ainda pesa para os mais sacrificados.

O protesto realizado hoje faz parte de um Dia Nacional de Lutas da classe trabalhadora. Assim como aqui, estão sendo realizadas manifestações em vários estados.

PETROLINA

No interior do Estado também houve atividade. Em Petrolina, os servidores do IF Sertão PE realizaram um ato público em uma praça no centro da cidade. Mais de 80 pessoas participaram do evento.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X