SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores e trabalhadoras comemoraram os 40 anos da CUT em clima de festa no Recife


A força da Central foi evidenciada pela presença de representantes do movimento sindical, de inúmeras categorias do mundo do trabalho, além de diversas lideranças políticas

Publicado: 29/08/2023




Foi em clima de festa que a classe trabalhadora pernambucana comemorou os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a posse da nova direção da CUT Pernambuco. A força da Central foi evidenciada pela presença de representantes do movimento sindical, de inúmeras categorias do mundo do trabalho, além de diversas lideranças políticas, na festa realizada nessa segunda-feira (28), no Armazém do Campo do MST, no centro do Recife. Veja vídeo acima e AQUI

As comemorações foram abertas por uma programação cultural que contou com a Batucada do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado Pernambuco), com o Maracatu Nação Camaleão e o Samba do Trabalhador.

Em seguida, vieram as falas da senadora Teresa Leitão, do deputado federal, Carlos Veras, dos deputados estaduais Doriel Barros e Rosa Amorim, e da vereadora Liana Cirne. Também teve falas da secretária de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional, Madalena Silva, do presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, e da vice-presidente, Uedislaine de Santana. Todos destacaram a importância da CUT como entidade catalisadora da luta da classe trabalhadora brasileira por seus direitos e anseios.

“A CUT não é apenas a maior central de trabalhadores da América Latina. Mas a melhor em termos de enfrentamento e compreensão política. Nos anos 90, a CUT iniciou o debate sobre o sindicalismo moderno, inserindo na pauta legítima, permanente, necessária e essencial da luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras por salários dignos e por melhores condições de trabalho, a pauta de movimento sindical cidadão”, destacou Teresa Leitão.  

“Foram 40 anos de muita história e luta. Nascemos durante o combate à ditadura militar e, neste período, fizemos grandes greves e garantimos diversos direitos aos trabalhadores e trabalhadoras, como a redução da jornada de trabalho. Também ajudamos na implementação da Constituição de 1988, que tantos direitos trouxe à classe trabalhadora. Agora, estamos saindo de um momento de resistência para um novo caminho de reconstrução da democracia e de um Brasil com pleno emprego, distribuição de renda, com direitos sociais garantidos e respeito às minorias. Na perspectiva, portanto, de construirmos um mundo novo”, comentou Paulo Rocha.  

Após as falas, houve a cerimônia de posse da nova diretoria da Central. O diretor de Imprensa e Divulgação do Sindsep-PE, Eduardo Albuquerque, assumiu a Secretaria de Organização Sindical. Na diretoria da CUT-PE também estão o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira, a secretária de Políticas Públicas do Sindicato, Gislaine Fernandes, além da servidora aposentada do Incra e militante do Sindsep, Vilma Maria. 

“O desafio da CUT, nos próximos quatro anos, será o de ampliar os direitos dos trabalhadores, em um momento novo da democracia brasileira, em que os trabalhadores voltam a ter voz ativa. Queremos, nos próximos quatro anos, ampliar essa voz e os direitos dos trabalhadores. O que estamos propondo é unir os trabalhadores em torno desse desafio”, afirmou Eduardo Albuquerque.    Ao final, teve roda de ciranda e o corte do bolo dos 40 anos da CUT. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X