SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores das empresas públicas realizam atos nesta quinta (10)


Desde que o atual governo assumiu, todas as negociações para reposição inflacionária dos salários e melhoria das condições de trabalho foram travadas

Publicado: 07/02/2022


A próxima quinta-feira (10) será um dia de mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas públicas brasileiras que estão sendo completamente desprezados(as) pelo governo Bolsonaro. Desde que o atual governo assumiu, todas as negociações para reposição inflacionária dos salários e melhoria das condições de trabalho foram travadas. Em seu lugar, a intenção de retirar conquistas trabalhistas. Os trabalhadores e trabalhadoras querem a resolução imediata dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) travados há quase três anos.

No Recife, haverá mobilização dos(as) trabalhadores(as) da Ebserh e da Conab. Os profissionais da saúde, que estão tendo jornadas de trabalho exaustivas e arriscadas devido ao aumento de casos de Covid-19 e do recente surto de influenza (H3N2), farão um ato às 7h, na Portaria 4 do Hospital das Clínicas (HC). Na ocasião, haverá a leitura de uma carta manifesto, expondo o que vem ocorrendo nos últimos três anos. 

Atendendo às queixas dos trabalhadores devido à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pelo Governo Federal, o Sindsep fará a distribuição de kits que contam com uma máscara de proteção específica para atendimento a pacientes com Covid-19. A ideia é contribuir com que os profissionais possam prestar o atendimento à população com mais segurança. Também será fixada uma faixa no HC com o tema da campanha: “Essenciais para o povo, invisíveis para o governo”. 

“O nosso trabalho vem sendo reconhecido e elogiado por toda a sociedade. Porém estamos totalmente invisibilizados para o Governo, que não é sensível aos anseios da categoria. Exigimos valorização e reconhecimento”, comentou a diretora do Sindsep-PE e funcionária da Ebserh, Gislaine Fernandes. 

Os empregados solicitaram a prorrogação de todas as cláusulas vigentes no atual ACT até a assinatura de um novo acordo ou o julgamento do Dissídio Coletivo de Greve que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As entidades cobram ainda a retomada imediata das negociações com a direção da Ebserh. O próximo ACT da categoria vence dia 1º de março.

Conab

Já os(as) trabalhadores(as) da Conab realizarão um ato às 9h, na sede da Empresa, no Detran, Recife. Na ocasião, também será lido e distribuído um manifesto sobre a situação dos(as) funcionários(as). Já no 30° Termo de Prorrogação, o ACT da Companhia segue em mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As primeiras tratativas tiveram início em agosto de 2019. Haverá também a fixação de uma faixa que denuncia as dificuldades de fechamento do ACT. Uma Assembleia será realizada, na ocasião, para deliberar sobre a manutenção das cláusulas do último ACT. 

A falta de reposição inflacionária dos salários dos trabalhadores das empresas públicas está sendo responsável pela perda de cerca de 20% do poder de compra da categoria, nos últimos três anos. 

“A situação atual exige mobilização e participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras nas atividades que estão sendo programadas. Precisamos estar nos atos da próxima quinta-feira, 10. É hora de dizer basta ao desrespeito e cobrar uma solução imediata para o fechamento dos ACTs”, comentou o trabalhador da Conab e diretor do Sindsep, Sergio Viana.    
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X