SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores da Ebserh podem fechar ACT na próxima segunda


A Condsef/Fenadsef e mais três entidades que representam os(as) trabalhadores(as) já confirmaram a autorização da maioria absoluta de seus filiados e filiadas para firmar o acordo que assegura o ACT

Publicado: 15/06/2023


A Ebserh e os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa irão ter mais uma rodada de negociação na próxima segunda-feira (19), às 9H30. Durante o encontro, que ocorrerá virtualmente, as partes poderão fechar o ACT 2023/2024 da categoria.

A Condsef/Fenadsef e mais três entidades que representam os(as) trabalhadores(as) da Empresa já confirmaram a autorização da maioria absoluta de seus filiados e filiadas para firmar o acordo que assegura o ACT. Essas entidades também concordam em destravar o percentual de 11% a ser aplicado nos benefícios dos trabalhadores e trabalhadoras com retroatividade garantida e que estão parados no TST aguardando julgamento. Agora, o fechamento do ACT está dependendo apenas da CNTS, que solicitou prazo para tomar a decisão. 

Para resolver o entrave do ACT passado, tanto a empresa quanto todas as entidades que representam a categoria na mesa de negociação precisam concordar em retirar os recursos apresentados ao TST e que travaram o reajuste de 11% nos benefícios, até hoje. 

A proposta da empresa consiste na aplicação de 4,92% sobre salário (90% do INPC); 11% + 4,92% sobre benefícios (Alimentação, pré-escola, saúde, PCD), sendo os 11% nos benefícios retroativo a março/22 e 4,92% sobre salário e benefícios retroativo a março/23. 

"Pela primeira vez, depois de muito tempo, existe uma expectativa de fecharmos um acordo em mesa de negociação. Isso traduz o estabelecimento de um processo negocial com diálogo, consolidado através de um trabalho político e de organização de base da Condsef/Fenadsef e de suas entidades filiadas", comentou a diretora do Sindsep e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo.   

A proposta inicial da Condsef/Fenadsef era de 100% do INPC, equivalente a 5,47%, de março de 2023 a fevereiro de 2024, mais 11% de ganho real. Em seguida, a Ebserh fez uma contraproposta de 11.70%. Mas a Coordenação de Controle de Empresas Estatais (Cest) não concordou e ofereceu os 4,92%. O acordo coletivo atual foi prorrogado por mais 30 dias.

Entre os pontos de avanço nas cláusulas sociais estão a jornada de regime de plantão de 12x60 para os(as) profissionais das categorias assistencial e médica, respeitada a jornada de trabalho contratual de cada empregado. 

Foi apresentada ainda, entre outros pontos, a possibilidade de até quatro trocas de jornadas de 11 horas de descanso, sendo no mínimo 2 por solicitação pelo empregado.
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X