SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores da Conab já recebem reajuste em maio


Os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já irão receber o percentual de reajuste de 18,42% em seus salários no próximo mês de maio

Publicado: 20/04/2023


Os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já irão receber o percentual de reajuste de 18,42% em seus salários no próximo mês de maio. Em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST), na semana passada, foram homologados os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) 2019/2021 e 2021/2023. Os ACTs foram aprovados em assembleias realizadas nos estados e no DF, e trazem o reajuste dos salários e benefícios, com exceção dos auxílios alimentação, refeição e creche. 

"Os trabalhadores e trabalhadoras da Conab passaram por momentos de muita tensão nos últimos anos devido a tentativa do governo anterior em retirar vários direitos que foram adquiridos ao longo da existência da Conab e de não conceder nenhum reajuste à categoria. Tivemos que ter a intervenção do TST, na negociação, para mediar a situação. Finalizamos o ano de 2022, depois de toda a pressão dos representantes dos trabalhadores, com a proposta de um percentual razoável por parte da empresa, mas nada foi resolvido. Mas o Sindsep e os sindicatos dos demais estados promoveram várias assembleias, o que fortaleceu o movimento e impulsionou o processo que culminou com a homologação deste acordo", observou a secretária de empresas públicas e políticas públicas da Fenadsef e diretora do Sindsep, Elna Melo. 

O percentual de reajuste já foi implantado na folha de abril para pagamento no dia 1º de maio. E o retroativo será pago em 1º de junho. “Saímos de um período em que não houve negociação, com a oferta inicial de reajuste de 0% e retirada de direitos, para conquistamos uma grande vitória no novo governo Lula. Conquistamos um percentual de 18.42% de reajuste e mantivemos o nosso plano de saúde, que vinha sendo ameaçado pelo desgoverno anterior. Agora, iremos começar a debater o novo ACT e a perspectiva dos servidores é boa. Lembrando que a nossa data base é no mês de setembro. Então, acreditamos que em junho já terá início as negociações”, comentou o diretor do Sindsep e trabalhador da Conab, Sérgio Viana.       

Os ACTs foram construídos e aprovados, junto a direção da Conab, graças ao empenho da Condsef/Fenadsef, do Sindsep e o envolvimento dos empregados(as) da empresa. O acordo também prevê que a Conab continuará proporcionando aos trabalhadores e seus dependentes o benefício de assistência à saúde nos termos das Resoluções CGPAR 22, de 18/01/2018 e CGPAR 42, de 05/08/2022. 

“Enfim chegamos ao final desta maratona que teve início em 2019, com o governo Bolsonaro. Foram cerca de 44 aditivos, durante 1.500 dias. E a gestão daquele governo insistindo em reajuste zero e querendo retirar cláusulas importantes dos acordos anteriores que iriam prejudicar os cerca de três mil empregados da Conab. Finalmente, agora, conseguimos chegar a este bom termo. Esse reajuste não corrige o passivo de todo este período. Mas já é um passo fundamental. Agora já iremos começar a debater a próxima pauta a ser entregue ao novo governo”, comentou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.  
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X