SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Trabalhadores da Conab e Ebserh lutam pelo fechamento de seus ACT's


Os trabalhadores e trabalhadoras das duas empresas públicas irão realizar um "Dia Nacional de Luta” nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro

Publicado: 08/02/2022


São três anos de desrespeito. Três anos sem poder negociar a recomposição inflacionária dos salários e as melhorias das condições de trabalho. Desde o início do governo Bolsonaro que os trabalhadores e trabalhadoras  da Conab e Ebserh amargam um congelamento salarial responsável pela perda de cerca de 20% do poder de compra da categoria. Por isso, os trabalhadores e trabalhadoras das duas empresas públicas irão realizar um "Dia Nacional de Luta” nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro. 

Fenadsef, Fisenge, CNTC e Asnab reforçam que o dia de luta é essencial para retirar o processo de negociação do ACT dos(as) empregados(as) da Conab da inércia em que se encontra. O ACT da Companhia, que já foi prorrogado por 30 vezes, segue em mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Todas as tentativas de buscar uma flexibilização feitas pelas comissões dos empregados esbarraram na má vontade do Ministério da Economia. Além do arrocho salarial que a categoria amarga nos últimos anos, as entidades denunciam que o SAS (Serviço de Assistência à Saúde) dos empregados da Conab foi retirado de forma unilateral pela empresa. Tal situação foi imposta pela Sest a partir de uma Resolução (CGEPAR nº 23/2018) que teve efeitos suspensos em 2021.  

Os(as) trabalhadores(as) da Ebserh, que estão tendo jornadas de trabalho exaustivas e arriscadas devido ao aumento de casos de Covid-19 e do recente surto de influenza (H3N2), encontram-se na mesma situação. Entre as suas demandas está a prorrogação de todas as cláusulas vigentes no atual ACT até a assinatura de um novo acordo ou o julgamento do Dissídio Coletivo de Greve que tramita no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As entidades cobram ainda a retomada imediata das negociações com a direção da Ebserh. O próximo ACT da categoria vence dia 1º de março. 

Atos do Recife

Os(as) trabalhadores(as) da Conab realizarão um ato às 9h, na sede da Empresa, no Recife. Na ocasião, será lido e distribuído um manifesto sobre a situação dos(as) funcionários(as). Uma Assembleia será realizada para deliberar sobre a manutenção das cláusulas do último ACT. 

Um pouco antes, às 7h, os(as) funcionários(as) da Ebserh farão um ato na Portaria 4 do Hospital das Clínicas (HC). No local, será feita a leitura de uma carta manifesto, expondo o que vem ocorrendo com os trabalhadores, durante o atual governo.  

O Sindsep fará a distribuição de kits que contam com uma máscara de proteção específica para atendimento a pacientes com Covid-19, atendendo às queixas dos trabalhadores devido à escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pelo Governo Federal. Também será fixada uma faixa no HC com o tema da campanha: “Essenciais para o povo, invisíveis para o governo”. 

O Dia Nacional de Luta será uma forma de protesto e pressão para que as duas categorias vejam as negociações com as empresas concluídas. Por isso, é fundamental que todos estejam juntos e juntas nesta quinta-feira, dia 10, defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Conab e da Ebserh. 
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X