SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Suspensão do reajuste do Geap não é para todos


O reajuste de 37,55% da Geap está suspenso, mas apenas para os servidores filiados à Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps), sediada em Brasília. Isso porque foi a entidade que moveu ação que conseguiu decisão liminar

Publicado: 03/02/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

O reajuste de 37,55% da Geap está suspenso, mas apenas para os servidores filiados à Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps), sediada em Brasília. Isso porque foi a entidade que moveu ação na 22ª Vara do Distrito Federal, que conseguiu liminar desfavorável ao aumento do plano de saúde. 

O Sindsep-PE está providenciando uma ação da mesma natureza. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o assunto. A cautela é necessária porque no passado já houve casos parecidos que conseguiram liminar, mas posteriormente não foram exitosos e os servidores tiveram que devolver o dinheiro. 

Além de suspender o reajuste, na liminar o juiz Bruno Anderson Santos questiona a disparidade do índice aplicado para o assegurado, mais alta do que a destinada ao governo. Segundo o magistrado, “a cota custeada pela administração sofreu reajuste bem inferior” aos 37,55% aplicados aos servidores. 

Para a Condsef, esse desequilíbrio não se aplica só no reajuste. Embora a Geap seja um plano de saúde de auto-gestão, para atender os segurados, os servidores têm menos assentos na gestão do plano do que a administração.

A coordenadora geral do Sindsep, Graça Oliveira, explica que a Condsef não faz parte do Conselho Administrativo do plano de saúde, só os órgãos fundadores, mas mesmo assim a Confederação tem lutado para barrar esse aumento. “É preciso ter cautela antes de tomar qualquer decisão. A assistência médica ainda tem o melhor valor para pessoas idosas”, lembra. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X