SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep se reúne com superintendente da Ebserh no HU de Petrolina


A reunião (foto) discutiu questões como troca de plantões, horários excedentes, insalubridade, auxílio alimentação e sala de repouso

Publicado: 10/12/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, e o diretor territorial de base do Sertão, Paulo Batista de Castro, acompanhados do assessor jurídico do sindicato, Alexandre Maciel, se reuniram hoje com o superintendente da Ebserh no Hospital Universitário (HU) de Petrolina, José Ricardo Pernambucano, para cobrar uma resposta à pauta de reivindicações dos empregados da empresa pública. A reunião (foto) discutiu questões como troca de plantões, horários excedentes, insalubridade, auxílio alimentação e sala de repouso.

O superintendente se comprometeu em fazer um levantamento sobre o número de funcionários existente em cada setor e, se for o caso, remoções, de modo que em todos os setores seja possível fazer troca de plantões sem prejuízo no atendimento ao serviço. Pernambucano também garantiu que será possível tirar folgas para compensar aqueles horários excedentes. 

Isso é muito comum em troca de plantões. Muitas vezes o funcionário precisa ficar, por exemplo, 30 minutos a mais do seu horário a espera do colega ou para finalizar alguma demanda. Esses minutos são somados até que seja possível tirar um folga. Acontece que desde maio os funcionários não conseguem folgar porque a administração não autorizava.

Segundo o superintendente não existe previsão para pagamento do retroativo da insalubridade. A Ebserh aguarda autorização do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) para efetuar o pagamento, mas, como o cenário é de crise e o passivo é grande, os trabalhadores vão precisar aguardar.

Essa demanda será levada, inclusive, para o encontro nacional do setor, que será promovido pela Condsef nos dias 17 e 18 deste mês para elaborar a pauta do Acordo Coletivo (ACT) 2016/2017. Também deve ser levada à reunião com a direção nacional da Ebserh, que deve acontecer no dia 18.

Os empregados da Ebserh Petrolina também reivindicavam a liberação das refeições no restaurante do HU. No entanto, o superintendente explicou que eles já recebem o auxílio alimentação nos contracheques e por isso não fazem jus ao benefício. 

Por fim, Pernambucano reconheceu a necessidade de ampliar a sala de repouso dos funcionários, mas explicou que não dispõe de verba para isso. Mas, se comprometeu em negociar a demanda posteriormente.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X