SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep promove debate sobre violência contra a mulher


Vários pontos de vistas e enfoques foram trazidos à discussão

Publicado: 24/08/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A direção do Sindsep-PE realizou, na tarde de ontem, um debate sobre violência contra a mulher na sociedade e no mundo do trabalho (FOTO). Vários pontos de vistas e enfoques foram trazidos à discussão. A atividade teve início com uma mística feita pelo Levante Popular da Juventude. Uma das integrantes do grupo, a estudante Rosa Karine, apresentou um monólogo. O texto falava da luta das mulheres, das tantas Marias, e deixava o recado: Mobilizem-se!

Josineide Menezes da ONG Gestos, que trabalha com as mulheres, falou sobre a violência contra a mulher na sociedade e trouxe vários dados importantes. “Só nos dez primeiros meses de 2015, o Brasil registrou mais de 63 mil casos de violência contra a mulher. É como se a cada sete minutos, uma mulher fosse violentada no país”, disse ela. As informações são do Disque 180 e mais da metade desses casos são violência física.

Josineide explica que essa violência é grande também porque é naturalizada e disseminada pela mídia. Para a diretora do Sindsep-PE, Lindinere Ferreira, é preciso mobilização das mulheres porque o país passa por um momento conservador. Sobre esse aspecto, Juneia Martins, da CUT nacional, fez um desabafo. “Uma rádio me entrevistou. Perguntou se eu achava que um provável impeachment de Dilma enfraqueceria a luta das mulheres e eu disse: Enfraqueceria se ela tivesse renunciado, feito algum tipo de acordo ou cometido suicídio. Mas não, ela está sendo corajosa até o final”, disse a sindicalista.

Juneia também falou da violência contra a mulher no trabalho e Jussara Grifo, da Condsef, focou a violência no serviço público. É muito comum os servidores federais sofrerem assédio moral e os números aumentam quando se tratam de mulheres.

Vilma Maria, diretora da CUT-PE, falou da violência sofrida pela mulher idosa, partindo de experiência própria e do que percebe no movimento sindical. Lindinere, que é diretora da Secretaria de Políticas Públicas do Sindsep, fez o recorte da violência contra a mulher negra, ressaltando a importância de políticas públicas afirmativas nessa área. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X