SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE reprova fala desqualificada do ministro Rui Costa


Um ministro de governo vir com palavras chulas para tentar estigmatizar uma categoria tão relevante para a sociedade brasileira é um ato reprovável

Publicado: 15/03/2024

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco (Sindsep-PE) vem a público declarar a sua total reprovação à fala desastrosa do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que afrontou todas as servidoras e servidores públicos brasileiros. Em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia, Rui Costa afirmou que o funcionalismo tem “tendência à inércia” e que precisa de uma “pisada no calcanhar” e “fungada no cangote” para atuar com eficiência. 

As servidoras e servidores públicos são as executoras e executores de todas as políticas sociais do Brasil, independente de qual seja o governo. Políticas que têm por objetivo a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

São 11,5 milhões de funcionárias e funcionários públicos, nas três esferas, que saem todos os dias de suas casas para trabalhar e têm sido decisivos para que o país retome seu caminho de desenvolvimento econômico e social. E essa categoria merece respeito e reconhecimento.  

As servidoras e servidores federais enfrentaram a pandemia do Covid-19, muitas(os) doando suas vidas para salvar a de milhares de pessoas, sem abandonar seus postos de trabalho. Passamos seis anos sem reposição salarial, tornando-se a única categoria que passou tanto tempo sem reajuste neste país, com a inflação atingindo níveis altos e desvalorizando o salário de todas e todos. E continuaram exercendo as suas funções, com coragem e dedicação.

O Estado brasileiro, do ponto de vista da gestão das políticas públicas, continua funcionando, principalmente, por causa das servidoras e servidores. O abandono pelo Estado dos órgãos e empresas públicas é algo gritante. Passamos os últimos anos enfrentando o governo fascista do ex-presidente Jair Bolsonaro e o desmonte dessas entidades públicas e de suas políticas. Se não fossem as servidoras e servidores, tudo teria sido destruído.  

Hoje, vivemos em um país em que o serviço público se encontra com sua infraestrutura defasada, com tecnologia ultrapassada, sem pessoal suficiente para promover as políticas que deveriam atender a toda a população, graças à falta de concursos públicos, e com as servidoras e servidores com seus salários bastante achatados. No entanto, as trabalhadoras e trabalhadores continuam prestando serviços à população.

Acreditamos que Rui Costa, de repente, ainda não dimensionou o que é ser ministro de uma pasta tão importante. Um ministro de governo vir com palavras chulas para tentar estigmatizar uma categoria tão relevante para a sociedade brasileira é um ato reprovável.

Essa foi uma fala inoportuna e injustificável. Principalmente vindo de um integrante do Partido dos Trabalhadores (PT). Será que ele não tem conhecimento sobre os princípios do PT. Como pode se dirigir às trabalhadoras e trabalhadores assim de uma forma tão pejorativa? Expressamos aqui a nossa mais veemente discordância em desaprovação a este tipo de fala e esperamos, no mínimo, que o ministro se retrate. Uma fala desprovida de qualquer anteparo que a balize e totalmente desqualificada.             

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X