SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE quer entrar com ação para barrar aumento abusivo do Geap


Nesta terça, dia 16, tem assembleia geral extraordinária, na sede da entidade, para deliberar sobre o assunto. A primeira convocação será às 18h e a segunda convocação às 18h30

Publicado: 15/02/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A direção do Sindsep-PE decidiu entrar com uma ação na Justiça para barrar o aumento abusivo do Geap e precisa da autorização dos servidores filiados para dar continuidade ao processo. Por isso, nesta terça, dia 16, tem assembleia geral extraordinária, na sede da entidade, para deliberar sobre o assunto. A primeira convocação será às 18h e a segunda convocação às 18h30. É de extrema importância a participação de todos os associados que possuem o plano de saúde. Se for o seu caso, não deixe de vir.

Desde o início de fevereiro o Geap reajustou o valor das mensalidades. O reajuste médio foi de 37,55%, mas em alguns casos, dependendo da faixa salarial e da idade, o aumento chegou a 50%. Isso está inviabilizando a permanência de muitos servidores no plano de saúde de autogestão, que sempre foi mais em conta que as demais assistências médicas do mercado. O reajuste aplicado pelo Geap superou até o dos planos privados, que oscilou entre 17 e 23%.  

O diretor do Sindsep-PE e da Condsef, Fernando Lima (foto), explica que o Sindsep-PE está seguindo uma orientação da Confederação, que já tentou reunião com o Geap, mas até o momento não conseguiu. Além disso, algumas instituições que representam servidores federais já entraram com ação semelhante e foram vitoriosas, a exemplo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência Social (Anasps), sediada em Brasília. A entidade já conseguiu liminar favorável para seus associados em ação na 22ª Vara do Distrito Federal. 

Apesar de algumas vitórias ocorridas até agora isso não significa que a ação do Sindsep-PE também vai conseguir ao menos uma liminar. “Vai depender do juiz”, adianta Fernando Lima. Ele explica que o magistrado pode conceder a liminar sem ouvir a parte acusada, o que é rápido, mas também pode acontecer de ele solicitar isso, ai demora mais.  

Se os servidores da base autorizarem, o Sindsep-PE entrará com uma ação como representante processual dos seus filiados. Com isso, não precisa assinar procuração e, caso seja vitoriosa, todos serão beneficiados.

ASSEMBLEIA GERAL
Além de deliberar sobre o ingresso ou não em ação contra o aumento abusivo do Geap, a direção do Sindsep-PE deve repassar os informes das últimas negociações com o governo e falar da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X