SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Sindsep-PE no Encontro Nacional dos Servidores do Meio Ambiente


Veja vídeo da Agenda Sindical com o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, falando sobre o encontro da área ambiental, sobre a pauta dos servidores públicos aposentados e pensionistas e sobre o Dnocs

Publicado: 18/10/2024

Em um momento em que o mundo vem sofrendo severamente com os impactos das mudanças climáticas, provocadas pela ação do homem, a Condsef/Fenadsef e a ASCEMA Nacional estão promovendo o Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do PECMA. O evento, que acontece de hoje (18) até o próximo domingo (20), em Brasília, tem a participação de funcionárias e funcionários públicos da área ambiental de todo o Brasil.

Os presentes estão reunidos para avaliar e deliberar sobre o movimento da categoria, com o objetivo de fortalecer as pautas ambientais e garantir avanços nas condições de trabalho. O Encontro contará com discussões cruciais sobre a campanha salarial de 2024, as propostas apresentadas ao Governo Federal e o plano de lutas para o próximo período (outubro/2024 a junho/2025).   

Estão participando do encontro, que está acontecendo no auditório do Sindsep/DF, os delegados pernambucanos eleitos em assembleia, Eduardo Albuquerque e Mariana Momesso, ambos servidores do Ibama e diretores do Sindsep-PE. A direção da Condsef também está presente com o secretário-geral, Sergio Ronaldo, e os diretores, Edison Cardoni, Mônica Carneiro e o próprio Eduardo Albuquerque.

Durante os três dias, os delegados e delegadas eleitos das entidades estaduais e regionais vão avaliar e votar as propostas que nortearão as ações dos servidores até junho de 2025. A programação do Encontro inclui informes nacionais, discussões sobre os movimentos dos servidores e uma assembleia extraordinária da ASCEMA Nacional.

“Defendemos uma posição nesse encontro de propor um debate aberto para construir a unidade entre a categoria, entidades associativas e sindicais, visando corrigir distorções estruturais nas carreiras federais e, sobretudo, fazer o enfrentamento de uma visão elitista proposta por parte da gestão pública do Governo Federal. Só assim teremos possibilidade de sucesso no futuro das lutas trabalhistas dentro do serviço público federal”, destacou Eduardo Albuquerque.

Calendário

Dia18 de outubro (sexta-feira): credenciamento, abertura solene, informes nacionais, avaliação da campanha salarial 2024 e confraternização.
Dia 19 de outubro (sábado): apresentação das propostas e assembleia geral para votação.
Dia 20 de outubro (domingo): continuidade da assembleia e encerramento.
 

O DNOCS nos seus 115 anos

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, está completando 115 anos sem ter muito o que comemorar. Depois de anos de esquecimento, o órgão enfrenta uma grande crise estrutural que ameaça a sua sobrevivência.

Diante das circunstâncias, na próxima segunda-feira (21), data do seu aniversário, as servidoras e servidores pernambucanos do Dnocs irão promover um ato na sede estadual do órgão, no Recife, para pedir a sua reestruturação e abertura urgente de concurso público para contratação de pessoal.

Afinal, o Dnocs é um órgão federal que tem um papel crucial de enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas, que têm atingido fortemente o planeta terra nos últimos anos.  

O Dnocs tem por finalidade executar políticas do Governo Federal no que se refere ao combate à desertificação, com beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, irrigação, radicação da população em comunidades de irrigantes e subsidiariamente outros assuntos que lhe sejam cometidos pelo Governo Federal, nos campos do saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os municípios, possuindo grande atuação na região do semiárido de todo o Nordeste e do norte de Minas Gerais.

Desde a sua fundação, o Dnocs foi responsável pela implementação de grandes projetos de infraestrutura hídrica, incluindo a construção de centenas de barragens, açudes e sistemas de irrigação.

Veja vídeo da Agenda Sindical com o coordenador-geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, falando sobre o assunto abaixo e AQUI. José Carlos também fala sobre o Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Área Ambiental e sobre o 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Veja matéria AQUI).






« Voltar


Receba Nosso Informativo

X