SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep-PE e o Recife também dizem não ao Golpe!


Representantes do Sindsep, da CUT-PE e outras centrais sindicais, dos movimentos sociais e partidos de esquerda que compõem a Frente Brasil Popular de Pernambuco, além de milhares de militantes e população em geral, realizaram um grande ato, nas ruas do Recife contra o Golpe

Publicado: 18/03/2016

Ascom Sindsep-PE

O Sindsep-PE completou sábado, 19 de março, 27 anos de existência. Após quase três décadas, é preciso voltar no tempo e lembrar toda sua história. A sindicalização dos servidores federais só foi possível depois da Constituição de 88, uma luta árdua de muitos companheiros que se organizavam mesmo sem perspectivas, mas que acreditavam no poder da mobilização. 

A história da entidade se mistura e é resultado da redemocratização do país. Foi nas ruas e mobilizados que conquistamos o Regime Jurídico Único (RJU) e lutamos contra disponibilidade no Governo Collor e todo o desmonte do serviço público promovido por FHC.    

O Sindsep-PE continua sua luta em defesa dos direitos dos servidores federais e, conseqüentemente, por um Brasil melhor. No entanto, no momento em que vive o país, numa tentativa clara de golpe contra um governo eleito de forma legítima, é mais do que oportuno fazer uma reflexão.    

Se restava alguma dúvida que a Operação Lava Jato tinha motivações políticas, muito maiores que a do combate à corrupção, agora não mais. O que se viu na última quarta-feira foi um golpe midiático da grande mídia com apoio do juiz Sérgio Moro. O magistrado vazou escutas ilegais numa tentativa de impedir o retorno de Lula ao governo. Já o Jornal Nacional, numa atitude fascista, levou massa de manobra às ruas, deixando desde então o país num estado de pré-guerra civil.

Os indiciados devem ser investigados e os corruptos culpados, punidos sem exceção, independente de partido. Mas, o que não deve haver é julgamento antecipado. Um dos princípios básicos do direito brasileiro é a presunção da inocência, ou seja, até o final das investigações e a comprovação dos fatos, a pessoa é inocente. Não foi isso que fez a Globo e Sérgio Moro.

O Sindsep-PE acredita na verdade dos fatos, não na manipulação deles. Entende que os representantes do Judiciário brasileiro devem ser imparciais e não julgar por suas convicções políticas, como aconteceu no caso do juiz Catta Preta, que suspendeu a posse de Lula como ministro da Casa Civil sem motivos plausíveis. Dias atrás esse mesmo magistrado estava no ato pró-impeachment e na sua conta da rede social (que foi cancelada logo após a liminar suspendendo a posse de Lula), tinha um post emblemático, que reflete a opinião de boa parte da elite brasileira “Ajude a derrubar a Dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cair, o dólar cai junto”.

O sindicato vê além de motivações elitistas, como a do juiz Catta Preta. A entidade defende a democracia e os direitos sociais. O golpe não é o caminho. Temos que ir às ruas sim, mas para defender propostas para um Brasil melhor, que passam longe de simplesmente defender o impeachment de uma presidente eleita de forma legítima.

ATO 18 DE MARÇO   

Representantes do Sindsep, da CUT-PE e outras centrais sindicais, dos movimentos sociais e partidos de esquerda que compõem a Frente Brasil Popular de Pernambuco (FPB) realizaram um grande ato, nas ruas do Recife, na tarde de hoje contra o Golpe e em defesa da democracia e dos direitos sociais. A Frente contou com o apoio de milhares de militantes políticos e população em geral que se uniram contra o processo fraudulento que une os grandes meios de comunicação, partidos de direita e uma parcela do judiciário brasileiro para tentar retirar do poder uma presidente eleita democraticamente pela população.

O ato que teve início às 15h, na praça do Derby, seguiu até a praça da Independência, passando pela Conde da Boa Vista, com carros de som, batucadas, caboclinho, rodas de ciranda e o bloco Eu Acho é Pouco.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X