SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep inicia segunda etapa do Seminário Preparatório para Representante de Base


Dessa vez participa o primeiro grupo de filiados do Recife e Região Metropolitana. São servidores da UFPE, Ebserh Recife, Incra, Fundaj, Ibama, Ministério da Defesa, Ministério da Saúde e Funasa

Publicado: 20/08/2018

Da Ascom Sindsep-PE

Nesta segunda-feira, dia 20, o Sindsep-PE deu início à segunda etapa do Seminário Preparatório para Representante Sindical de Base. Dessa vez participa o primeiro grupo de filiados do Recife e Região Metropolitana. São servidores da UFPE, Ebserh Recife, Incra, Fundaj, Ibama, Ministério da Defesa, Ministério da Saúde e Funasa. O evento, que está sendo realizado no Hotel Asa Branca, em Belo Jardim, segue até esta quarta. 

Na abertura, o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos de Oliveira, deu início às saudações. Ele agradeceu a participação de todos e lembrou da importância de se reestabelecer o Conselho Deliberativo, com os representantes sindicais de Base. “Este ano temos Congresso do sindicato. Precisamos fazer adequações no estatuto e a participação da base é muito importante” ressaltou José Carlos. Ele fez também uma análise de conjuntura da situação atual do país. “É fundamental, mais do que nunca, a mobilização dos filiados. O momento é de desprestígio da Classe Trabalhadora e do serviço público”, completou. 

O secretário geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira, fez suas saudações lembrando que os servidores tem um grande desafio: derrotar a Emenda Constitucional 95 (O teto de gasto do serviço público aprovado em 2016 que prevê arrocho de 20 anos nas políticas publicas). “Estamos apenas no começo da emenda e já é visível uma série de retrocessos na saúde, educação e segurança. Nós (servidores) estamos há dois anos sem aumento e corre o risco de não recebermos os nossos salários”, alertou. 

“O ponto central é a emenda constitucional, mas ela faz parte de um projeto maior, que é exterminar a população, sem políticas públicas. Precisamos (servidores) estabelecer um diálogo com a sociedade. Precisamos nos reinventar como agente público e político e essa é justamente a missão deste seminário”, ressaltou a diretora da Secretaria de Formação do Sindsep-PE, Elna Melo, na mesa de abertura. 

A expectativa dos servidores é grande. Eduardo Garcia do Incra já foi representante de base e até diretor do sindicato e está participando do Seminário. “Estou retomando Começando de novo. Representante de base é onde você começa a interação base e sindicato. É um compromisso de diálogo que aproxima os servidores. Então esse papel é primordial no dia a dia da entidade”, explica. 

Jeremias Alves de Santana do Ministério do Trabalho também já foi representante de base no final da década de 90 e quer voltar novamente. "Eu gosto de participar, de interagir, de trazer ao órgão as questões do sindicato e vice versa. E esse evento é muito importante. Precisamos lutar para reverter a situação da categoria e do serviço público de um modo geral".

O local do seminário está dividido em dois espaços. O auditório, onde acontecem os debates e palestras, e a mostra interativa, com painéis que contam a história da organização dos trabalhadores, desde a chegada dos imigrantes europeus até os dias de hoje. A mostra conta também com recortes de eventos nacionais e internacionais, ocorridos nas últimas três décadas, que impactaram a luta dos trabalhadores brasileiros, com destaque para a sessão: Razões para nos indignar - horrores dos séculos XX e XXI, sem falar de painéis produzidos por servidores em seminários passados. "É um espaço de provocação, para despertar os servidores para o momento atual, e ao mesmo tempo um espaço de valorização dos filiados, com resgate de seminários passados", explica o assessor de Formação do Sindsep-PE, Joelson Passos.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X