SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep é contra o golpe e defenderá a Democracia


As forças conservadoras do Brasil querem a todo custo romper com o processo democrático, conquistado a duras penas

Publicado: 04/12/2015

Ascom Sindsep

As forças conservadoras do Brasil querem a todo custo romper com o processo democrático, conquistado a duras penas. Desde o resultado das eleições presidenciais, em 2014, que tentam dar um golpe e destituir uma presidenta eleita democraticamente pela maioria dos brasileiros.

O ápice de insanidade ocorreu na última quarta-feira, dia 2, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), aceitou o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, de autoria dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Rele Júnior e da advogada Janaína Paschoal. Trata-se de um ato de vingança ao PT, que não cedeu às chantagens de Cunha e declarou que votará a favor da cassação do peemedebista, na próxima terça-feira, no Conselho de Ética da Câmara.

Eduardo Cunha é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras. Foi denunciado pelo STF por suspeita de ter recebido US$ 5 milhões em propina do esquema investigado pela operação Lava Jato. No Conselho de Ética está sendo julgado por quebra de decoro parlamentar e poderá ter seu mandado cassado. Sem os votos dos três deputados petistas no Conselho a seu favor, é provável que Cunha seja cassado. Como vingança, resolveu aceitar o pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, sem base legal e sem nada que desabone a presidenta.

O golpe tem apoio da oposição, que ainda não aceita, um ano depois, o resultado das urnas. Para combater a tentativa de golpe, os movimentos sociais, juristas, políticos lançaram manifestações de apoio à presidenta e à democracia. Os governadores dos nove estados nordestinos assinaram documento contra o impeachment, assim como a CNBB e outras entidades da sociedade civil.

Em manifesto, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) afirmou que “as forças políticas que apoiam o impeachment são as mesmas que idolatram figuras como (Eduardo) Cunha e (Jair) Bolsonaro e pedem a volta da ditadura militar. Neste cenário, o impeachment significaria o fortalecimento da ofensiva conservadora e do caldo de intolerância que tem marcado a atuação destes setores.” O Sindsep-PE também é contra qualquer tentativa de golpe e estará sempre na trincheira da defesa da democracia e de ampliação de direitos.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X