SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep continua negociações para impedir retirada de documentos da Gerap


A coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, e diretores da entidade voltaram a se reunir na manhã de ontem com o superintendente da Sudene, João Paulo, para tentar solucionar o problema (foto)

Publicado: 11/11/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

As negociações para impedir a retirada das cerca de 12 mil pastas funcionais de servidores da extinta Gerência de Administração de Aposentados e Pensionistas de Órgãos Extintos (Gerap) continua em curso. A coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira, e diretores da entidade voltaram a se reunir na manhã de ontem com o superintendente da Sudene, João Paulo, para tentar solucionar o problema (foto).

Apesar de a Sudene ser ligada ao Ministério de Integração Nacional, João Paulo se prontificou, junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a assumir a gestão dos documentos. No entanto, o diretor do departamento de Órgãos Extintos do MPOG, Augusto Akira Chiba, está irredutível. Ele continua afirmando que os documentos têm que ir para Brasília. Mas, por outro lado, afirmou que irá verificar a possibilidade de deixar quatro funcionários do Planejamento em uma sala na Sudene para atender os servidores aposentados e pensionistas.

A ideia do Governo Federal é levar todas as pastas funcionais para Brasília, digitaliza-las e disponibilizá-las na internet. No entanto, a grande maioria dos servidores aposentados e pensionistas, que possuem uma idade média de 70 anos, não tem familiaridade com a rede de computadores. Além disso, devido a grande quantidade de documentos, não se espera que essas pastas sejam digitalizadas em um período curto de tempo.

Nessas pastas funcionais está todo o histórico profissional desses servidores. São documentos importantes que sempre são utilizados para consultas ou quando há a necessidade de impetrar uma ação judicial, por exemplo. Caso o servidor necessite de um documento no intervalo de tempo necessário para ele ser digitalizado, terá que recorrer a Brasília.

“Recentemente uma dessas pastas foi para Brasília, o que é de praxe quando um servidor solicita aposentadoria. Pois bem, a pasta acabou sumindo por lá. Levaram nove dias até encontra-la. E o servidor ficou aqui desesperado. Imagine indo as doze mil pastas de uma vez só”, destacou um dos funcionários do Gerap que preferiu não se identificar.  

Os funcionários e o caminhão que pretendem levar os documentos para Brasília continua na Sudene. “Estamos em negociação com Brasília. Fazendo o possível para que essa questão seja solucionada. Queremos que esses documentos sejam digitalizados aqui e só depois sigam para Brasília. Qual o problema nisso? Seria muito mais racional porque se algum servidor precisar de alguma documentação, até ela ser digitalizada, a sua pasta estará aqui”, comentou o diretor do Sindsep e vereador do Recife, Jurandir Liberal.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X