SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindsep atua para impedir retirada de documentos da Sudene


Diretores do Sindicato ocuparam sala com pastas funcionais, se reuniram com o Superintendente da Sudene, João Paulo, e com o secretário do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça

Publicado: 09/11/2015

Ascom Sindsep-PE

O Sindsep-PE voltou a atuar junto a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para tentar solucionar a demanda dos servidores aposentados e pensionistas que foram atingidos com o fechamento da Gerência de Administração de Aposentados e Pensionistas de Órgãos Extintos (Gerap), em Recife. Com o fechamento da Gerap, cerca de 12 mil pastas funcionais de servidores da Sudene e de outros órgãos extintos, como Conesg, Conesp, Demec e LBA, seriam encaminhadas para Brasília na manhã de hoje.

No entanto, diretores do Sindsep e servidores filiados ao Sindicato ocuparam a sala onde estão guardados os documentos para evitar sua retirada. Na ocasião, eles também se reuniram com o Superintendente da Sudene, João Paulo, que acabou intercedendo junto ao MPOG. Depois de uma reunião com a coordenadora-geral do Sindsep, Graça Oliveira, e com o diretor do Sindicato e servidor aposentado da Sudene, o vereador Jurandir Liberal, além de outros diretores, o ex-prefeito do Recife encaminhou um ofício para o MPOG propondo assumir a gestão da Gerap. A Sudene é ligada ao Ministério da Integração Nacional.

A ideia do Governo Federal era digitalizar todos os documentos e disponibilizá-los na internet. No entanto, a grande maioria dos servidores aposentados e pensionistas, que possuem uma idade média de 70 anos, não tem familiaridade com a rede de computadores. “O encerramento das atividades da Gerap causará incalculáveis prejuízos. Boa parte dos aposentados e pensionistas não possuem habilidade no exercício da informática para ter acesso a esses documentos, necessitando assim de servidores que atendam a suas reivindicações”, destacou Graça Oliveira.  

Nessas pastas funcionais está todo o histórico profissional desses servidores. “São documentos importantes que sempre são utilizados para consultas ou quando há a necessidade de impetrar uma ação judicial, por exemplo. Estamos fazendo o possível para que eles não sejam levados”, afirmou Jurandir Liberal.

O caminhão que iria levar os documentos para Brasília continua na Superintendência. As pastas funcionais eram guardadas na Gerap, que funcionava no 9º andar da Ala Norte do Condomínio da Sudene. Mas, no último mês de agosto, a Gerap foi fechada sem motivo plausível. A Gerência em Pernambuco funcionava como uma espécie de arquivo e também como um setor para tirar dúvidas e fazer recadastramento do pessoal.

Antes mesmo do Departamento de Órgãos Extintos emitir ofício ordenando o fechamento da Gerap em Pernambuco, o diretor do Sindsep-PE, Sebastião Ferreira, foi a Brasília conversar com o diretor do departamento, Augusto Akira Chiba. O gestor se mostrou sensível à situação, mas mesmo assim, dias depois, em 14 de agosto, ordenou o fechamento da Gerap.

Na manhã de ontem, João Paulo também falou, por telefone, com o Augusto Akira, informando que estava enviando o ofício e reforçando que poderia assumir a gestão da Gerap.

BRASÍLIA

Em Brasília, o secretário-geral do Sindsep, José Carlos Oliveira, o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, e o diretor da Condsef e da CUT Nacional, Pedro Armengol, se reuniram na tarde de hoje com o secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça. Eles expuseram a problemática e disseram que precisam arrumar uma solução negociada.

Eles expuseram a problemática e pediram uma solução para o caso. “Mendonça afirmou que iria conversar com o secretário executivo de Planejamento, Dyogo de Oliveira, e que daria uma resposta para o pleito até amanhã”, disse José Carlos. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X