SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Sindicato abraça campanha de luta contra o câncer de mama


O Outubro Rosa reúne uma série de eventos que tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se prevenir contra a doença

Publicado: 05/10/2015
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Neste mês de outubro várias entidades governamentais e não-governamentais estão unidas numa campanha contra o câncer de mama. O Outubro Rosa reúne uma série de eventos que tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se prevenir contra a doença, que ataca na maioria das vezes mulheres, mas também homens. 

O Sindsep-PE está preparando uma programação especial com palestra e debates. Mais informações em breve. Além disso, na sede e nas subsedes estão sendo fixados banners (ver arte ao lado) para lembrar a campanha. O site e as redes sociais também foram customizados com o laço rosa, símbolo do movimento.

O OUTUBRO ROSA

O movimento surgiu na década de 90, no Estados Unidos. De lá para cá a campanha tem sido ampliada. No Brasil ela só ganhou força a partir de 2010, com a adesão do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Para lembrar a importância da prevenção, o Sindsep-PE divulga trecho de uma entrevista realizada no ano passado com a médica e presidente do Instituto Cristina Tavares, Christiane Violet.

Cerca de 90% dos casos de câncer não são genéticos, estão ligados ao cotidiano das pessoas

GARRA – O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo. Isso se deve ao fato de as pessoas não se preocupam com a prevenção?

CHRISTIANE VIOLET Não só isso, mas acho que a prevenção é um fator importantíssimo. Eu sempre informo e converso em toda palestra que vou que o preventivo é fundamental. Durante a vida, desde que você começa a evoluir como ser humano até sua morte, você começa a ser punido com mutações. O que são essas mutações? São agressões que o corpo recebe durante toda a vida por vários fatores no seu cromossomo. Geneticamente você é varias vezes atacado de forma severa ou leve. Esses problemas podem acontecer durante a vida como você já pode trazer em seu GEN – unidade fundamental da hereditariedade. Recebendo durante a vida pode ser por uma alimentação errada, pelo cigarro (nicotina), pela radiação, pelo estresse entre outros. Tudo isso causa um dado, mas se esse dano é detectado no início a chance de cura é enorme. Investir mais no diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do paciente e economiza muito dinheiro do governo. O câncer está relacionado com o cotidiano da vida das pessoas. Cada vez que o ser humano vive mais, maior é a chance de desenvolver a doença. O número de câncer aumentou porque a sociedade está vivendo mais. Apenas 10 % dos casos de câncer são genéticos, 90% são adquiridos durante a vida. 

GARRA – Mesmo com a evolução da tecnologia e das pesquisas científicas, o número de casos de câncer só aumenta, por quê?

CHRISTIANEO ritmo de vida mudou junto com o século. No século passado não tinha chance nenhuma de diagnóstico precoce, hoje as coisas mudaram. Porém, estamos sendo mais contaminados. Os alimentos que consumimos têm conservantes, até num simples churrasco de domingo você tem a fumaça que faz mal, os conservantes da carne, as cinzas do carvão. Não vamos deixar de comer, nada precisamos apenas ter uma vida equilibrada. Sabemos que a dieta rica em gordura aumenta a chance de câncer de mama e próstata, mas por outro lado sabemos que a fibra protege, então deduzimos que uma dieta com mais frutas, cereais, legumes, fibra é mais benéfica para a saúde. O segredo está no equilíbrio e nos detalhes. Introduzir no seu dia a dia o exercício físico faz bem não só para o físico, como também protege o corpo. A vitamina D, com os estudos de dois anos pra cá, também foi listada como fundamental na proteção do câncer, protege na proteção da fibra cardíaca. Hoje o câncer é uma doença comum e vai aumentar pelas agressões do dia a dia. As pessoas mais estressadas, nervosas, deprimidas, tristes e sem vontade de viver e lutar são as que têm as células mais fracas para combater a célula cancerosa.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X