SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Setembro Amarelo alerta para prevenção ao suicídio


Diante de determinadas situações, o que se tem a fazer é não se desesperar e procurar a ajuda de profissionais sérios

Publicado: 26/09/2023

O mercado de trabalho cada vez mais competitivo exige dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras mais qualificação, dedicação, na contramão de baixos salários e condições de trabalho precárias. Isso não é diferente no serviço público. Aliado à dinâmica da vida profissional, relacionamentos pessoais com colegas de trabalho, conhecidos, vizinhos e parentes nem sempre são tranquilos. Um dia-a-dia atribulado e com problemas pessoais pode gerar tristeza, angústia e depressão.  

Diante de determinadas situações, o que se tem a fazer é não se desesperar e procurar a ajuda de profissionais sérios. Foi com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de se cuidar que surgiu o Setembro Amarelo. A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio nasceu, há nove anos, com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. 

E a direção do Sindsep-PE lembra aos servidores e servidoras públicas o quanto eles são importantes. 

“Todo mundo passa por situações complicadas. E não tem problema você se cansar e pedir ajuda. Falar sobre depressão e suicídio é fundamental. Mas é importante que se busque cuidado terapêutico e psicológico. Desde quando esta campanha teve início, em 2015, houve uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus, abertura para se conversar sobre o assunto e, principalmente, oferta e busca de ajuda”, comentou Gislaine Fernandes, diretora do Sindsep-PE, da CUT e conselheira do CES/PE. 

Em Pernambuco, a população pode buscar ajuda nas Unidades de Saúde da Família (USF) ou nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximos de sua residência. Em caso de emergência, pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ligando para 192. 

Há ainda o serviço de escuta realizado por voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV promove apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

O atendimento pode acontecer por telefone, email ou chat 24 horas todos os dias. O telefone é o 188. A chamada é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou de celular de todo o território nacional. Para enviar e-mail ou acessar o chat 24 horas basta entrar na página do CVV na internet AQUI
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X