SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Servidores não permitirão fusão da CEF com BB, nem do BNB com Sudene


Circula pelos gabinetes a informação de que um processo de fusão entre BB e CEF e entre o BNB e Sudene estaria em curso dentro do governo de Michel Temer

Publicado: 06/07/2016

Ascom Sindsep-PE

Um clima de tensão está tomando conta do funcionalismo brasileiro depois que a direita voltou ao poder. O governo do interino, Michel Temer, é uma constante ameaça aos direitos dos trabalhadores. A tensão é uma realidade ainda mais forte junto aos funcionários do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal (CEF), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Sudene. Circula pelos gabinetes dessas entidades a informação de que um processo de fusão entre BB e CEF e entre o BNB e Sudene estaria em curso dentro do governo de Michel Temer.

A ideia seria transferir todas as operações da CEF para o BB, com exceção da área imobiliária. Assim, a Caixa se transformaria em uma agência imobiliária, responsável apenas pelo financiamento da casa própria. O governo Fernando Henrique Cardoso tentou implementar a mesma proposta mas não obteve sucesso devido a fortes pressões de políticos de esquerda e dos sindicatos. Os funcionários temem que, com a fusão dos negócios comerciais e com a Caixa restrita ao mercado imobiliário, vagas sejam fechadas e benefícios, cortados. Já a fusão do Banco do Nordeste com a Sudene colocaria em risco programas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e também ameaçaria o emprego de muitos trabalhadores. 

“Não vamos permitir que esse Governo promova mais esse retrocesso. Além da possibilidade de demissão de servidores públicos, essas fusões iriam atingir programas que hoje atendem a milhares de famílias brasileiras. Por isso, temos que continuar firme na vigília contra o golpe”, disse o diretor de comunicação do Sindsep-PE, Isac Santos.  

Caravana

Uma Caravana Popular está percorrendo o Estado de Pernambuco, do Sertão ao Litoral, para denunciar o golpe em curso no Brasil. Trabalhadores e trabalhadoras estão visitando todas as regiões do Estado e conclamando a população a defender a democracia, o direito dos trabalhadores, das mulheres, população indígena, negros, agricultores e de todos os brasileiros. A Caravana foi organizada pela Frente Popular de Pernambuco. A primeira parada foi em Petrolina. Ela também já passou por Ouricuri e Salgueiro. Hoje estará em Petrolândia e amanhã em Serra Talhada, finalizando em Caruaru e Recife, no próximo dia 13. 

A ideia é denunciar o governo  ilegítimo de Michel Temer e retirar o interino da Presidência da República.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X