SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Servidores do Iphan de Pernambuco debatem propostas que serão levadas ao Encontro Nacional


O dia começou com um café da manhã na sede do órgão na capital pernambucana e um debate em torno de vários pontos considerados importantes para a reestruturação das carreiras

Publicado: 10/07/2024

A cultura brasileira está mobilizada. Servidores e servidoras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveram paralisações e atos em diversos estados brasileiros para reivindicar a reestruturação de suas carreiras.

No Recife, a categoria realizou um dia de atos e debates em torno da pauta de demandas construída no último dia 12 de junho, em encontro nacional na Condsef/Fenadsef. 

O dia começou com um café da manhã na sede do órgão na capital pernambucana e um debate em torno de vários pontos considerados importantes para a reestruturação das carreiras. No decorrer do dia, teve ainda uma discussão sobre o Plano de Carreira e os pleitos de aumentos salariais para os anos de 2025 e 2026, além de um debate em torno da ampliação da mobilização e construção da greve. Já tem paralisação marcada para os próximos dias 24, 25 e 26 de julho. 

Os funcionários e funcionárias públicas identificaram vários pontos importantes para a qualificação do trabalho que ainda não estavam sendo debatidos pelo grupo de trabalho constituído pelo governo. São pontos que devem ser levados como proposta de Pernambuco para o Encontro Nacional da Cultura, a ser realizado no dia 31 de julho. 

Um dos pontos diz respeito à gratificação de titulação, que é recebida por servidores(as) de outros estados, enquanto os(as) funcionários(as) públicos(as) pernambucanos não as recebem. A categoria quer uma uniformidade na concessão das vantagens em todo o país. Discutem ainda a possibilidade da conversão da gratificação de desempenho em subsídio. Contestam também a falta de cobertura, como gratificação de periculosidade e insalubridade e seguro de vida, para determinadas condições de trabalho.  

Os(as) servidores(as) também querem debater as contratações temporárias. A demanda é para que essas contratações sejam substituídas por pessoal concursado, considerando a especialidade técnica que envolve o trabalho do Iphan. Além disso, reclamam de falta de recursos para material de trabalho e para deslocamento em serviço, entre outros.    

Ação social 

Nesta quinta-feira (11), os servidores e servidoras do Iphan farão uma ação social, com doação de sangue no Hemope, além de distribuição de panfletos. A ideia é dialogar com a população sobre a situação pela qual passa o órgão. 

Para fechar o mês de mobilização, representantes de Pernambuco estarão no Encontro Nacional da Cultura. No encontro, será debatida toda a pauta da categoria apresentada ao governo federal.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X