SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br

Home | Notícias

Servidoras e servidores pernambucanos do INMET se unem em mobilização nacional


Atualmente, o INMET, que completa 115 anos em novembro, trabalha com apenas 25% dos recursos necessários para seu pleno funcionamento

Publicado: 30/10/2024

Servidoras e servidores pernambucanos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) se somaram a toda a categoria no Dia Nacional de Luta, realizado nesta quarta-feira (30) em diversos estados brasileiros. Em Pernambuco, houve um ato com paralisação dos trabalhos na sede do INMET, localizada no Recife. O Dia de Luta teve como objetivo pressionar o governo federal a dar um basta no processo de sucateamento e desmonte do órgão e de discriminação das servidoras e servidores. A categoria está lutando pela continuidade da prestação de serviço meteorologista público e de qualidade!

Atualmente, o INMET, que completa 115 anos em novembro, trabalha com apenas 25% dos recursos necessários para seu pleno funcionamento.

A categoria tem sido contrária a tão propagada reestruturação do órgão por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocupado pelo pecuarista Carlos Fávaro. Segundo as servidoras e servidores, não houve nenhum diálogo com as(os) trabalhadoras(es) durante o processo. Por isso, pedem a revogação das portarias de reestruturação com a abertura de amplo diálogo institucional com a participação das entidades civis e governamentais de dependência estratégica das informações meteorológicas. 

As servidoras e servidores não são contra as mudanças e modernização. Mas essas mudanças precisam ser feitas com planejamento, envolvimento da área técnica e com a exigência de etapas responsáveis de implementação. Não se pode criar uma ruptura institucional autoritária da forma como vem acontecendo. 

“Esta reestruturação está subordinando o INMET às Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Diminuindo a sua capacidade de autonomia, suprimindo funções e desvalorizando o papel ímpar dos Distritos. Ela vem promovendo a extinção dos Distritos de Meteorologia, com a diminuição de suas competências técnicas, administrativas e de sua autonomia. Tornando a estrutura mais ineficiente e onerosa, burocratizando os processos. As SFAs também não foram ouvidas e sofrem de deficiência de pessoal. E isso tudo está acontecendo em um tempo de emergências climáticas”, comentou o diretor do Sindsep-PE, Fernando Lima.

As servidoras e servidores também querem que o Mapa encaminhe o enquadramento dos atuais servidores do INMET na carreira de C&T ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).  

Exigem ainda a suspensão das demissões do quadro de apoio técnico/administrativo e abertura de concurso público para o quadro de técnico de apoio, além da regularização dos contratos de todos os terceirizados.



« Voltar


Receba Nosso Informativo

X