SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Representantes dos servidores continuam debatendo campanha 2024


Os representantes dos servidores de diversos estados brasileiros se encontraram no último dia 23 de maio, durante reunião virtual do CDE, e tiraram algumas resoluções que servirão de norte para as próximas ações do movimento sindical

Publicado: 30/05/2023


A  Condsef/Fenadsef e o Sindsep-PE estão dando continuidade aos debates em torno da campanha salarial dos servidores públicos federais de 2024. Os representantes dos servidores de diversos estados brasileiros se encontraram no último dia 23 de maio, durante reunião virtual do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). Na ocasião, foram tiradas algumas resoluções que servirão de norte para as próximas ações do movimento sindical. O Sindsep-PE referendou o calendário de lutas.

Foram destacados também vários problemas com a implementação do reajuste de 9% sobre a remuneração e que feitos os devidos encaminhamentos ao MGI, devem ser resolvidos na próxima folha de pagamento (junho/2023)
Uma das prioridades será a de continuar cobrando do governo Lula a regulamentação da negociação coletiva no setor público, direitos sindicais e direito de greve. Também continuarão solicitando ao governo a instalação imediata das mesas setoriais de negociação nas quais serão tratadas todas as demandas represadas dos setores da base do serviço público. A direção da Condsef/Fenadsef dará prosseguimento aos encontros setoriais da sua base para fazer o levantamento das demandas de cada setor. 

Paralelamente a isso, irão realizar a discussão sobre o novo arcabouço fiscal do governo Lula; lutar pela revogação de todas as medidas do desgoverno Bolsonaro (portarias, decretos, instruções normativas, dentre outros) que prejudicam os servidores e serviços públicos; preparar o seminário sobre a reforma do aparelho do estado; e convocar a realização do encontro dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

"O Conselho de Entidades se torna muito importante neste momento em que estamos atentos à movimentação de um Congresso que não está nos ajudando a avançar com pautas sociais e com pautas relacionadas a melhoria dos serviços públicos. É importante o compromisso das entidades sindicais e de todos os servidores para que a luta se fortaleça e a gente possa fazer mais pressão. Existem várias ações e projetos do atual governo que envolvem os serviços públicos e eles são urgentes. O desmonte que o Congresso quer promover não interessa a população brasileira. Por isso, precisamos estar bastante atuantes e o CDE fortalece essa atuação",  comentou a diretora do Sindsep-PE e da Condsef/Fenadsef, Elna Melo. 

Para os representantes dos servidores, o arcabouço fiscal é arrocho sobre os programas sociais e serviços públicos para atender à sanha dos especuladores do mercado financeiro, na contramão da vontade popular que elegeu Lula presidente. Inclusive no tocante às possibilidades de abertura de capital de empresas estatais, permitindo o aumento das parcerias com a iniciativa privada e até privatizações

Os representantes dos servidores também continuarão exigindo do governo Lula a exoneração imediata de todos os cargos comissionados do ex-governo genocida Bolsonaro. 

Calendário de atividades

01/06 – Reunião da mesa do ACT da Ebserh
06/06 - Reunião do CDE tendo como pauta o Congresso da CONDSEF/FENADSEF
13/06 - Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços Públicos - FPMSP (Nereu Ramos - Câmara dos Deputados) 
15/06 - Audiência Pública na Câmara dos Deputados pela ratificação da Convenção 190 da OIT, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
16/06 - Debate sobre a Convenção 190 em Brasília-DF     
01/07 - Plenária Nacional dos trabalhadores da Conab (ACT 2023/2024)
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X