SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Quarta, dia 15, tem novo protesto contra a reforma da Previdência (PEC 287/16)


A tramitação na Câmara dos Deputados da PEC 287, que trata da reforma da Previdência, caminha a passos largos

Publicado: 10/03/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE


A tramitação na Câmara dos Deputados da PEC 287, que trata da reforma da Previdência, caminha a passos largos. Na quinta-feira passada, a comissão especial que trata do assunto discutiu a situação dos servidores público e o relator da PEC, deputado Artur Oliveira Maia (PPS-BA), foi categórico ao dizer que não vai mexer no texto original e que os servidores públicos passarão a ter as mesmas regras dos trabalhadores da iniciativa privada. O deputado, inclusive, defendeu a criação de um fundo de previdência privada para os novos servidores, o que deixa claro o objetivo da reforma: destruir a previdência pública e favorecer os fundos previdenciários privados.

Mas a reforma da Previdência não vai prejudicar apenas os servidores públicos. Toda a classe trabalhadora será atingida. Com a PEC 287, as pessoas terão que trabalhar por 49 anos ininterrupto e ter, no mínimo, 25 anos de contribuição para ter direito à aposentadoria integral. Isso significa que o jovem deve começar a trabalhar aos 16 anos e trabalhar ininterruptamente por quase meio século, se quiser se aposentar com 65 anos. A regra vale para todos: homem, mulher, trabalhador/a rural e da cidade, da iniciativa privada e do setor público. Considerando a informalidade no mercado de trabalho, o brasileiro vai ter que trabalhar até morrer.

Só tem uma forma de barrar isso: ir para as ruas e pressionar esse governo ilegítimo e o Congresso Nacional. Nesse sentido, na próxima quarta, dia 15, está prevista uma grande mobilização nacional contra a PEC 287. Trabalhadores de todas as categorias vão se somar aos profissionais da educação, que iniciam nesta data uma greve por tempo indeterminado.

No Recife, a programação será uma caminhada pelas ruas centrais da cidade. A concentração será às 10h, na praça Oswaldo Cruz, de onde os trabalhadores saem pela Conde da Boa Vista, até a agência do Ministério da Previdência, na Dantas Barreto. A atividade está sendo organizada pelas centrais sindicais. O Sindsep-PE convoca todos os servidores federais a se engajarem na luta. É hora de ocupar as ruas e dizer que não aceitamos nenhum direito a menos.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X