SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

População apoia pauta da CUT. É o que mostra pesquisa Vox Populi


Como já era de se esperar, a pauta de reivindicações da Central Única dos Trabalhadores está em sintonia com a população

Publicado: 25/01/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Saiu o resultado da pesquisa Vox Populi encomendada pela CUT para saber as expectativas, atitudes e comportamentos da população a respeito de temas econômicos, sociais e políticos. Foram lançadas quinze questões. Como já era de se esperar, a pauta de reivindicações da Central Única dos Trabalhadores está em sintonia com a população.

A pesquisa CUT-Vox Populi entrevistou duas mil pessoas, com mais de 16 anos, do Distrito Federal e de todos os estados, exceto Roraima. A metodologia utilizada procurou aproximar a amostragem do perfil populacional brasileiro, por isso, foram entrevistados todos os estratos sociais de nove segmentos ocupacionais, como trabalhadores do setor público e privado, donas de casa, aposentados, empresários e estudantes.

Na contramão do que o governo vem fazendo, mais 86% dos entrevistados são contra mudanças que dificultem a aposentadoria; 84% são contra o aumento da taxa de juros; e 73% não apoiam cortes em programas sociais. Temas polêmicos como reforma agrária e reforma urbana foram apoiados pela maioria das pessoas entrevistas. Também ficou claro que a população não abre mão de benefícios como financiamento habitacional e estudantil. 

Bandeiras históricas da Central, como a cobrança de impostos sobre grandes fortunas, divide opiniões. Para a CUT, isso se deve a falta de debate sobre o tema na mídia nacional. Mesmo assim, o maior percentual de aprovação foi entre os empresários (55%). “Isso é positivo, mostra que nossa pauta está no caminho certo, tem apoio da população”, comenta o diretor da CUT Pernambuco e do Sindsep, Sérgio Goiana.

TEMAS QUE NORTEARAM PESQUISA VOX POPULI
- Taxação de heranças e grandes fortunas
- Diminuição da taxa de juros
- Programa de apoio a pequenas e médias empresas
- Reforma agrária
- Reforma urbana
- Financiamento público à educação
- Incentivo aos empresários para manter os empregos
- Aumento da oferta de crédito para aumentar o mercado consumidor
- Diminuição dos impostos sobre os salários
- Aumento dos impostos sobre os lucros e ganhos das empresas
- Aumento do financiamento habitacional
- Limites para o envio de remessas de lucros para o exterior das empresas multinacionais
- Programas sociais no contexto da crise
- Novas reformas previdenciárias para mudar regras das aposentadorias
- Aumento da participação da sociedade civil organizada no governo

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X