SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

PIB brasileiro pode superar as expectativas em 2024, diz economista


A perspectiva, segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, é de que o indicador, possivelmente, atinja um crescimento de cerca de 2,5%

Publicado: 22/01/2024
Escrito por: Diário do Centro do Mundo - DCM

DCM

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2024 pode superar as expectativas mais uma vez. A perspectiva, segundo o economista José Roberto Mendonça de Barros, é de que o indicador, possivelmente, atinja um crescimento de cerca de 2,5%, mesmo com projeções de perda na safra de grãos estimada em 15 milhões de toneladas pela MB Agro – devido condições climáticas.

Uma das razões para essa previsão é o pagamento de cerca de R$ 90 bilhões em precatórios pelo Tesouro no final de dezembro. Esses valores, especialmente relacionados a casos do INSS, podem impulsionar o PIB, considerando o multiplicador de gastos, podendo resultar em um aumento de até 0,5%.

Desempenho do mercado de trabalho

O mercado de trabalho também tem apresentado desempenho superior às expectativas, com crescimento no número de ocupados, atingindo 100 milhões no final de 2023, e melhorias nos rendimentos e produtividade.

A reforma trabalhista e a adoção de plataformas digitais por pequenas empresas contribuem significativamente para esses resultados.

Educação tem papel crucial

Os cursos técnicos no Estado de São Paulo mostraram resultados positivos, com mais de 200 mil alunos obtendo notas superiores à média nacional no Pisa, beneficiando setores como serviços e agropecuária.

Queda na Selic

A perspectiva é de que a queda na inflação, na taxa Selic (taxa básica de juros) e na inadimplência das famílias continue possibilitando a expansão do crédito e do consumo. Programas como o Desenrola 2, que já beneficiou 11 milhões de pessoas, também contribuem para a renegociação de dívidas, impulsionando a economia.

Programa para quitação de dívidas do governo federal “Desenrola”. (Foto: Reprodução)

Projetando um aumento nos investimentos em infraestrutura, saldos positivos na balança comercial e impactos positivos da reforma tributária na redefinição logística de empresas, o cenário para 2024, ainda segundo Mendonça, parece promissor.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X