SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Os servidores públicos brasileiros merecem os parabéns por sua luta histórica e por continuarem fortalecidos


Em um passado não tão distante fomos à luta. Hoje, precisamos, mais uma vez, darmos as mãos e marcharmos juntos em defesa de nossos direitos e pela reconstrução do Brasil

Publicado: 26/10/2023

O Dia do Servidor Público será comemorado neste sábado, 28 de outubro, em um clima de renovação e restauração do Brasil. E os servidores e servidoras federais terão um papel fundamental neste momento histórico. Depois de quatro anos de ataques ininterruptos ao serviço público e a seus(suas) trabalhadores(as) por parte do governo Bolsonaro, chegou o momento de darmos as mãos e seguimos por um caminho de união, diálogo e mobilização por um serviço público de qualidade que possa atender aos milhões de brasileiros de forma adequada.

Os servidores e servidoras públicas mostraram sua força em vários momentos da vida brasileira. E, nas últimas eleições, quando se fez fundamental o envolvimento dos trabalhadores(as) do setor, não foi diferente. Os servidores e servidoras foram às ruas e às urnas para tirar do poder uma malta de irresponsáveis e corruptos que estavam querendo implantar uma ditadura da indecência no país. Merecemos os parabéns por mais essa vitória!  

Desde o golpe, em 2016, quando Michel Temer assumiu o governo, e, depois, com a eleição de Bolsonaro, os servidores passaram a amargar anos de congelamento salarial, que resultaram em uma defasagem de cerca de 30% em seus rendimentos. Com a eleição do novo governo, teve início a retomada de diálogo e negociação, o que resultou em um reajuste emergencial de 9%, além de R$ 200 reais nos tickets alimentação. Mais uma vez, merecemos os parabéns!

Agora, estamos em meio a uma nova campanha salarial. Apesar de termos um diálogo aberto com o atual governo, existem pressões de todos os lados pelo orçamento da União. O Congresso Nacional, que tem em sua maioria deputados e senadores de direita, está chantageando o presidente Lula diariamente em busca de cargos e verbas. O novo Arcabouço Fiscal, que ficou no lugar do famigerado Teto dos Gastos, vai possibilitar mais investimentos no setor público. Mas, graças aos parlamentares de direita, esses investimentos serão bem menor do que era previsto inicialmente. Resultado: existe boa vontade, mas o governo encontra-se emparedado.

Esse mesmo Congresso voltou a tratar da reforma Administrativa de Bolsonaro. Uma proposta que já havíamos derrotado por representar o desmonte do setor público brasileiro.         

Diante de tal cenário, precisamos retomar a participação ativa da base junto ao movimento sindical. Teremos o 14º Congresso da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e o 5º Congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef) agora nos dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília. E o tema destes encontros será: “Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos”.

Mas esse fortalecimento só virá com a união e o envolvimento de todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor. A criação do Sindsep-PE, em 19 de março de 1989, durante o 1º Congresso Estadual dos Servidores Públicos Federais, realizado no Recife, foi um marco da resistência dos trabalhadores e trabalhadoras.

O Sindsep foi criado como sindicato geral porque sempre acreditamos que a união do maior número de servidores federais seria importante para fortalecer a nossa luta e conquistarmos nossas demandas. Essa decisão foi fundamental para uma maior participação e mobilização dos trabalhadores durante esses 34 anos, o que nos deu força suficiente para termos êxito em diversas das nossas pautas. E por isso também merecemos os parabéns! Muito temos o que comemorar. Mas a luta continua companheiros. Não devemos nos acomodar ou esmorecer nunca.

Em um passado não tão distante fomos à luta. Conseguimos unir toda a categoria e realizamos diversas passeatas, atos de protesto, paralisações, greves e obtivemos diversas conquistas. Hoje, precisamos, mais uma vez, darmos as mãos e marcharmos juntos em defesa de nossos direitos e pela reconstrução do Brasil. 

Direção do Sindsep-PE

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X