SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

NOTA DE REPÚDIO: Rumores sobre criação do IF Agreste


Com base em informações - ainda não oficiais - de que o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) poderá ser fracionado para viabilizar uma possível criação do IFPE do Agreste

Publicado: 01/06/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Com base em informações - ainda não oficiais - de que o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) poderá ser fracionado para viabilizar uma possível criação do IFPE do Agreste, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Pernambuco (Sindsep-PE) vem a público repudiar tal ação, haja vista que o IFPE representa um avanço na política pública de educação tecnológica em Pernambuco e coordena, com total eficiência, 16 campi no Estado, inclusive todos que estão na circunscrição na região em destaque.

Pela proposta, o atual ministro da Educação, Mendonça Filho, pretende retirar da coordenação do IFPE os IFs instalados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Pesqueira, Caruaru, Garanhuns, e Belo Jardim, de modo que todos ficassem subordinados ao Campus de Belo Jardim, o qual seria a sede do IF Agreste. O mais curioso é que Belo Jardim é a cidade natal do ministro e sua principal base eleitoral, o que deixa clara o interesse político-eleitoral nesse processo.

O Sindsep-PE é contra o aparelhamento político dos institutos e de qualquer outro órgão público e destaca o papel transformador dos IFs, por oferecerem cidadania a uma comunidade discente que reúne milhares de jovens, muitos deles de classes sociais menos abastadas. Qualquer tentativa de politização dessas unidades de ensino irá prejudicar essa população.

Diante da possibilidade de mais um ato de desmonte de um órgão federal, o Sindsep-PE se solidariza com a comunidade acadêmica, servidores e alunos do IFPE e convoca todos os envolvidos para reagir e defender os institutos. O sindicato também está nessa luta. Contem com a entidade.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X