SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Negociação do ACT da Ebserh chega a 3º rodada sem avanços para os trabalhadores


A direção da empresa tinha se comprometido em apresentar uma contraproposta às cláusulas econômicas, mas não a fez, alegando que não recebeu resposta da SEST, antigo Dest

Publicado: 08/05/2017
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A terceira rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 da Ebserh, ocorrida na última sexta-feira, dia 5, terminou sem avanços. A direção da empresa tinha se comprometido em apresentar uma contraproposta às cláusulas econômicas, mas não a fez, alegando que não recebeu resposta da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), antigo Dest, que não apresentou nenhum índice para as empresas públicas negociarem.

A Ebserh pediu no mínimo 30 dias para analisar a proposta dos trabalhadores, as entidades presentes na negociação não aceitaram o prazo. Após muito empasse, as partes chegaram a um consenso. A quarta rodada de negociações do ACT está prevista para o dia 23 de maio, aguardando a confirmação da empresa, onde a mesma comprometeu-se em apresentar o conjunto das cláusulas do ACT (Econômicas e Sociais). O Sindsep-PE deve agendar uma assembleia na base para passar o resultado das negociações e tirar encaminhamentos de luta.

A Ebserh informou durante a reunião do dia 5 que já foram criadas comissões temáticas específicas para tratar de previdência complementar, adicional de titulação e plano de carreira. Mas, não há o que comemorar, na segunda rodada de negociações. No dia 20 de abril, a empresa rejeitou quase todas as cláusulas sociais propostas   pelos trabalhadores no ACT,  alegando que alguns itens não deveriam constar no ACT, pois tratam-se de questões administrativas e de gestão, o que a Condsef e as entidades discordam. Disse também na reunião do dia 5, que todas as cláusulas sociais direta e indiretamente geram impactos orçamentários, por isso precisa de tempo para analisar.

Foi definido um Dia Nacional de Luta para 17 de maio. Após a reunião do dia 23, dependendo do retorno da empresa, a Condsef deve realizar também uma nova plenária nacional do setor para mobilizar a base.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X