SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Negociação com o governo traz avanços para as servidoras(es) do Incra


A mobilização das servidoras e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária começa a surtir efeito

Publicado: 15/03/2024




Da Ascom do Sindsep-PE

A mobilização das servidoras e servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) começa a surtir efeito. Depois de promoverem diversos atos e vigílias, em todo o Brasil, a favor da reestruturação das suas carreiras, a reunião da mesa setorial de negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que ocorreu nessa quinta-feira, trouxe avanços para a categoria.   

Representantes da Condsef/Fenadsef, Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA) e Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) saíram do encontro mais otimistas. Na ocasião, foram apresentadas propostas para as duas carreiras: carreira de perito federal agrário e a carreira de reforma e desenvolvimento agrário. Isso incluindo o pessoal da ativa e as aposentadas e aposentados. Foram estabelecidos alguns prazos para que o governo apresentasse a proposta formalmente, por meio de um documento. Uma nova reunião deverá ser marcada para a segunda quinzena de abril.

“O importante é que saímos com algumas sinalizações positivas. O governo apresentou algumas propostas e agora precisamos reunir a categoria para pensarmos a respeito delas. Mas, pelo menos, agora temos um horizonte. Em meados de abril voltaremos a nos reunir com o governo já para algumas definições. Hoje, nós saímos daqui mais animados do que na reunião do dia 30 de outubro. Agora precisamos manter o foco no processo de mobilização”, comentou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.  

Sucateamento

O Incra foi um dos órgãos que mais sofreu com o desrespeito nos governos de Michel Temer (MDB) e de Jair Bolsonaro (PL), devido ao desinteresse de ambos em promover a reforma agrária no país. Houve corte de recursos, os concursos públicos foram suspensos e foram promovidas políticas para facilitar a grilagem de terra. A proposta de reestruturação da carreira do Incra foi encaminhada ao MGI, no dia 30 de outubro.

“A reunião foi boa porque trouxe cenários, dentro de um prazo delimitado, que seria entre os dias 14 a 16 de abril. Nenhuma mesa teve suas questões resolvidas em uma ou duas reuniões. Então isso é do processo. Acho que saímos com uma agenda interessante e é bem provável que estudemos cenários de como reestruturar nossas carreiras. Não só a questão das tabelas, mas a possibilidade de novas promoções e da transversalidade”, destacou o presidente do SindPFA, João Daldegan.

Segundo as(os) representantes sindicais da categoria, entre os cenários estaria a criação de uma carreira única. Nesse caso, todos migrariam para essa carreira, contemplando aposentadas(os), pensionistas, nível médio e superior da ativa. Um outro cenário seria a de melhorias nas duas carreiras, respeitando suas peculiaridades e atribuições.

>>> Veja vídeo com falas das(os) representantes sindicais da categoria acima e AQUI

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X