SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Mulheres recifenses realizam hoje 'Vigília pelo fim da Violência contra a Mulher'


A vigília integra a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero e o Dia Nacional pela não Violência contra a Mulher (25 de novembro)

Publicado: 24/11/2016

Da Ascom Sindsep-PE

Os movimentos sociais estarão reunidos hoje em Recife na ‘Vigília pelo fim da Violência contra a Mulher’. O ato, que acontece em diversos estados brasileiros, tem o objetivo de alertar a sociedade para a importância de se combater qualquer tipo de agressão contra a mulher. Também visa denunciar a omissão e descaso do Estado quanto à vulnerabilidade, insegurança e retirada de direitos a que as mulheres estão sujeitas.  A Vigília tem início às 16h, na praça do Diário.

Por volta das 17h, as mulheres sairão em caminhada, empunhando velas acesas, pela avenida Guararapes, ponte Duarte Coelho, rua da Aurora e ponte de Santa Isabel, em direção ao Palácio da Justiça, onde acenderão velas na escadaria do prédio. Na ocasião, elas irão entoar cantos. Cada representante de um movimento social fará uso da fala.   

A vigília integra a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero e o Dia Nacional pela não Violência contra a Mulher (25 de novembro). A primeira vigília aconteceu em Pernambuco, em 2008, em protesto contra a morte de mulheres por violência de gênero.

A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil, por dia 5.760 mulheres sofrem algum tipo de violência e por ano, 2,1 milhões de mulheres são agredidas. Cada notificação tem em média sete agressões anteriores. Das jovens brasileiras, em média 6,9 milhões são abusadas sexualmente antes de completar 18 anos.

Em primeiro lugar fica o Distrito Federal, seguido pelo Pará. Este resultado faz com que o Brasil ocupe a 7ª posição do mapa da violência em uma pesquisa feita entre 87 países pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça.

O Disque-denúncia, 180, registrou, no primeiro semestre de 2012, 388,9 mil atendimentos, dos quais 56,6% foram relatos de violência física. A violência psicológica aparece em 27,2%. Foram 5,7 mil chamadas relacionadas à violência moral (12%), 915 sexual (2%) e 750 patrimonial (1%), esses dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, responsável pelo Disque-denúncia.

De acordo com a Coordenação de Documentação e Estatística Policial, o número de ameaças aumentou passando de 8.662, em 2011, para 11.639 ocorrências em 2012. O resultado poderia ser ainda maior se o medo e o constrangimento de denunciar seu agressor não existissem em alguns casos.

Vigília pelo fim da violência contra mulher

Data: Quinta-feira (24/11)
Local: Praça do Diário
Horário: 23h?

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X