SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Mulheres cutistas comemoram os 30 anos de organização na central sindical


A Secretaria de Mulheres da CUT-PE realizou nessa quinta, 25 de agosto, um seminário estadual em homenagem aos 30 anos de organização da mulher trabalhadora no campo cutista. O evento durou todo o dia e foi realizado no auditório do Sinttel-PE, na Boa Vista

Publicado: 25/08/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

A Secretaria de Mulheres da CUT-PE realizou nessa quinta, 25 de agosto, um seminário estadual em homenagem aos 30 anos de organização da mulher trabalhadora no campo cutista. O evento durou todo o dia e foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinnttel-PE), na Boa Vista.

A mesa de abertura, coordenada pela sindicalista Jorgiane Araújo, contou com a presença da secretária nacional de Mulheres da CUT, Junéia Martins; a secretária estadual da CUT, Liana Araújo; a diretora do Sinttel-PE, Uedja Barbosa; e o presidente estadual da central, Carlos Veras. Eles fizeram uma saudação aos presentes, ressaltando a importância das mulheres no campo cutista, que nos últimos tempos, em meio ao processo de impeachment, estão protagonizando várias atividades contra o golpe.

A segunda mesa da manhã teve como objetivo fazer uma análise de conjuntura e contou com a participação da coordenadora geral do Sindsep-PR, Graça Oliveira. “Vivemos um momento ultraliberal. A população eleger por quatro vezes consecutivas para a Presidência da República um projeto popular, mas o governo de esquerda não aproveitou esse tempo para educar politicamente a população”, pontuou a sindicalista.

Graça também fez um resgate da economia do país nos últimos anos.  “Dilma Rousseff sofreu com a crise dos commodities, que no seu auge favoreceu o crescimento econômico do país no governo Lula. O Brasil também sofre represália pelo seu protagonismo nos Brics (grupo político de cooperação econômica entre o Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul).

Na mesa também foram pontuados outros aspectos. Foi unanimidade que a presidenta Dilma é vítima, inclusive, do machismo e que neste contexto conversador as mulheres estão perdendo espaço na política.

Fechando a programação da tarde, na parte da tarde, teve roda de conversa sobre os 30 anos de organização das mulheres na CUT. Para falar sobre o assunto, mais uma vez Junéia Martins foi à mesa. Dessa vez, acompanhada por Milena Prado (Dieese) e Carmen Silva (Fórum de mulheres de Pernambuco). Foi feito um resgate do trabalho das mulheres da central.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X