SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Movimento sindical organiza trabalhadores e trabalhadoras para a reconstrução do país


O Confenadsef acontece de forma unificada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília. Os(as) servidores(as) pernambucanos(as) estarão representados(as) por 44 delegados(as)

Publicado: 25/10/2023

Como já era previsto, 2023 está sendo um ano de reconstrução. Primeiro pela mudança de governo. Em outubro passado, quando os brasileiros e brasileiras elegeram Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, fizeram opção pela democracia, por um Estado forte, com mais políticas públicas e serviços públicos para todos e todas. Nesse cenário de restauração, o movimento sindical também tem buscado se recompor, se atualizar, para manter e ampliar a defesa da classe trabalhadora. 

E nesse caminho de reconstrução, pelo menos três eventos importantes marcam o ano de 2023 para o Sindsep-PE. Os dois primeiros já aconteceram. De 2 a 4 de agosto passado, na 16ª edição do Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CECUT-PE), junto a trabalhadores e trabalhadoras pernambucanas, os dirigentes da entidade debateram cenários, discutiram propostas e elegeram a nova direção da central sindical no estado.

O Sindsep-PE mais uma vez garantiu espaço na CUT-PE. O diretor de Imprensa e Divulgação do Sindicato, Eduardo Albuquerque, foi eleito para a executiva da Central. Na diretoria da CUT-PE também estão o secretário-geral do Sindsep, José Felipe Pereira, a secretária de Políticas Públicas do Sindicato, Gislaine Fernandes, além da servidora aposentada do Incra e militante do sindicato, Vilma Maria.   

Na semana passada foi a vez de o Sindsep-PE participar da 14ª edição do Congresso Nacional da CUT (CONCUT), em São Paulo. Um total de oito servidores e servidoras pernambucanas, da direção e/ou filiados(as) ao Sindsep, estiveram representando os servidores e servidoras federais do Estado.

Com o tema "Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, o Concut travou discussões que devem nortear a organização de trabalhadores nos próximos anos. Também foram aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais para orientar as ações da Central e suas entidades filiadas. 

Uma resolução sobre o setor público foi apresentada pela Condsef/Fenadsef durante o congresso com objetivo de ser incluída no plano de lutas da CUT. Essa resolução conta com temas como a luta contra a reforma Administrativa, a recomposição salarial dos servidores do Executivo, que ao longo dos últimos anos tiveram perdas superiores a 30% de seus salários, além da defesa da negociação coletiva e de uma marcha a Brasília em defesa dos servidores públicos brasileiros, federais, estaduais e municipais.

Além disso, foram eleitos dois representantes do serviço público federal para a nova direção da Central. O servidor do Ministério do Trabalho, Pedro Armengol, foi eleito como secretário-adjunto de Relações de Trabalho, e o servidor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Ismael Jose Cesar, assumiu uma das vagas da Direção Executiva.

Rumo ao Confenadsef 

O terceiro e último evento reúnem dois congressos em um só encontro. Serão o 14º Congresso da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e o 5º Congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef). O Confenadsef acontece de forma unificada de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.

Com o tema “Fortalecer a organização sindical para reconquistar direitos e reconstruir os serviços públicos”, os dois encontros destacarão a importância da união e mobilização dos servidores e servidoras em torno do movimento sindical para garantia de seus direitos.

Entre os dias 4 de setembro até 6 de outubro, os filiados e filiadas do Sindsep-PE, da capital e do interior, elegeram os(as) 44 delegados(as) que devem representar os servidores e servidoras públicas federais pernambucanas no evento nacional. Essa será uma das maiores delegações do país no Concondsef/Confenadsef.

“Estes congressos irão debater a necessidade de retomada da participação ativa da base junto ao movimento sindical”, afirmou o secretário-geral do Sindsep-PE, José Felipe Pereira.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X