SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Movimento grevista da Ebserh se fortalece a cada dia que se passa


Nesta quarta, será promovida uma palestra do advogado Cláudio Ferreira sobre Direito de greve e assédio moral aos grevistas, no Hospital das clínicas

Publicado: 27/09/2022


Os trabalhadores e as trabalhadoras da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) completam, nesta quarta-feira (28), uma semana de greve. Mas nem o movimento paredista está sensibilizando o governo Bolsonaro e a gestão da Ebserh. Depois de quatro anos sem nem receber a reposição inflacionária de seus salários, os empregados da Empresa continuam sendo desprezados pelo governo. A greve envolve trabalhadores(as) de 20 estados e do Distrito Federal, 37 hospitais, além da sede da Empresa, e cresce a cada dia que se passa, com um número cada vez maior de pessoas. Mas, simplesmente, não há negociação. 

As entidades nacionais vão realizar um ato de mobilização e pressão nesta quarta-feira (28), na sede da Ebserh em Brasília, a partir das 10 horas, com a participação dos trabalhadores(as) de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, para continuar mantendo o processo de mobilização e fortalecimento do movimento paredista. Além disso, a Condsef/Fenadsef e as demais entidades nacionais que representam os trabalhadores terão uma audiência com a ministra do Trabalho, Delaíde Arantes, na próxima quinta-feira (29), às 10h, para tratar do conflito da greve e dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT's). 

A Plenária Nacional de Mobilização da Greve Unificada da Ebserh, realizada no último dia 26, teve a participação de mais de mil trabalhadores (as) de todos os estados que estão no movimento. Na ocasião, foi consolidada a continuidade da greve por tempo indeterminado. As entidades nacionais e o Sindsep-PE continuarão dando todo o apoio político e jurídico aos comandos de greve.

Importante destacar que todos os serviços essenciais estão sendo garantidos à população. Os(as) trabalhadores(as) estão cumprindo a meta determinada pela ministra Delaíde Arantes, de até 40% em greve dos assistenciais e médicos, e de até 50% da categoria dos administrativos.

Atos no Recife 

No Recife, os(as) empregados(as) realizaram uma mobilização na área externa do Hospital das Clínicas (HC) e na BR-101 (foto), nesta terça-feira, e receberam o apoio da população. Os(as) trabalhadores(as) promoveram uma caminhada da Portaria 04 até a BR-101, portando faixas e cartazes. Na Portaria do HR, eles foram aplaudidos pela população que estava no local para ser atendida. Na BR-101, diversos motoristas passaram buzinando e acenando em apoio aos profissionais de saúde. 

Amanhã (28), será promovida uma palestra do advogado Cláudio Ferreira sobre Direito de greve e assédio moral aos grevistas, no HC. Em reunião realizada na última segunda (26), a diretora do Sindsep e da secretaria de empresas públicas e políticas públicas da Fenadsef, Elna Melo, e a diretora do Sindsep e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes., solicitaram um posicionamento do superintendente do HC-UFPE/Ebserh, Filipe Carrilho, acerca de casos de assédio moral que estão atingindo funcionários em greve. Cobraram ainda que a gestão reavaliasse a sobrecarga de trabalho que está sendo repassada para os empregados(as) que não estão no movimento grevista.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X