SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Mídia não conseguiu calar o grito dos excluídos. Só em Recife foram mais de 50 mil nas ruas


O Sindsep-PE marcou presença na manifestação e “engrossou o coro” do Fora Temer!, na luta pela volta da democracia no país, após um golpe parlamentar sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, eleita de forma legítima por mais de 54 milhões de brasileiros

Publicado: 08/09/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Como amplamente divulgado na mídia, que dessa vez não conseguiu “abafar” os fatos, o Grito dos Excluídos, nesse 7 de setembro, foi um sucesso. Não só em Pernambuco, como no resto do Brasil, público recorde nessa 22ª edição do evento. Só no Estado estima-se que mais de 50 mil pessoas tenham indo à avenida Conde da Boa Vista, deixando a via lotada em quase toda sua extensão. O Sindsep-PE marcou presença na manifestação e “engrossou o coro” do Fora Temer!, na luta pela volta da democracia no país, após um golpe parlamentar sofrido pela presidenta Dilma Rousseff, eleita de forma legítima por mais de 54 milhões de brasileiros.

O Grito dos Excluídos, no Recife, contou com a participação de sindicatos de várias categorias, de centrais sindicais, partidos políticos e de movimentos sociais, como os de negros, mulheres e da juventude. Sem falar da Igreja Católica, que organiza o evento desde a sua primeira edição. Ainda na praça da Democracia, no Derby, local da concentração, dois trios elétricos estavam a postos para as lideranças fazerem uso da palavra e mandarem o recado à sociedade. 

A passeata do Grito dos Excluídos foi iniciada com a encenação do cortejo fúnebre da democracia, com direito ao caixão e à urna funerária para colocar o pó do que um dia se chamou Brasil. Durante o trajeto várias manifestações de apoio ao Fora Temer. Cartazes com palavras de ordem e reivindicações da população decoravam a avenida, sem falar das bandeiras vermelhas no chão e nas janelas dos prédios da Conde da Boa Vista, embaladas pelos apitaços. Pais fizeram questão de trazer os filhos pequenos. Crianças no chão ou suspensas participaram da manifestação.

“Temos três bandeiras de luta urgentes neste país: O Fora Temer! Diretas Já! e Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, disparou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Pernambuco, Jaime Amorim, de cima do carro de som. O presidente da CUT-PE, Carlos Veras, anunciou paralisação dia 22 deste mês em preparação à greve geral da classe trabalhadora. “Os golpistas não terão um só minuto de trégua”, salientou o líder sindical.

A passeata percorreu toda a Conde da Boa Vista. Na Guararapes, um momento emocionante, o hino nacional. De forma espontânea, a letra oficial foi substituída por uma paródia improvisada, com a repetição contínua de apenas duas palavras: Fora Temer!

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X