SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

michael-zaidan-fala-sobre-reforma-politica-hoje-a-noite-no-sindsep-pe


Michael Zaidan fala sobre reforma política, hoje à noite, no Sindsep-PE

Publicado: 02/07/2014

Hoje à noite, o Sindsep-PE estará oficializando seu engajamento à campanha pela realização de um plebiscito popular em prol de uma constituinte exclusiva para discutir uma reforma política no Brasil. A entidade lança um comitê  voltado para sua base, que funcionará na sua própria sede, localizada na Boa Vista. E para marcar esse momento, o cientista político e professor da UFPE, Michael Zaidan, irá proferir uma palestra, às 18h30, no auditório do sindicato, sobre reforma política. O evento é aberto ao público em geral.

 

 

O comitê dos servidores federais vai se unir a outras muitas ações que fazem parte da campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Já são mais de 500 comitês instalados em todo o Brasil. Além do comitê central no Recife, o sindicato também irá instalar subcomitês nas suas subsedes no interior do Estado.

 

 

A ideia é massificar a campanha, para que a população tome conhecimento do fato e participe votando. Entre os dias 1º e 7 de setembro, na semana que antecede o Grito dos Excluídos, os movimentos sociais estarão recolhendo votos da população, os quais serão enviados ao governo e ao Congresso Nacional, no sentido de propor uma constituinte para a re-forma do sistema político brasileiro.

 

 

Durante esses dias, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?” O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política.

 

 

 

CORRELAÇÃO DE FORÇA

Motivos para a realização do plebiscito não faltam. A correlação de força existente no Congresso Nacional não representa a população brasileira, mas alguns poucos setores que atendem o interesse de uma minoria. Com esse quadro desproporcional, as reais necessidades do país não são pautadas como deveriam ser. Os brasileiros não podem deixar que o rumo do país seja decidido por um grupo que não corresponde a realidade nacional.

 

 

Mais de 70% do Congresso Nacional é composto por fazendeiros e empresários, um contra-senso à maioria da população, que é formada por trabalhadores e camponeses. Apenas 9% são mulheres, mesmo elas representando mais da metade da população. Somente 8,5% dos parlamentares são negros, enquanto 51% dos brasileiros se declaram nessa categoria. Menos de 3% do Congresso é composto por jovens, embora as pessoas entre 16 e 35 anos representam 40% do eleitorado do Brasil.

 

 

E sabe por que isso? Porque a grande maioria parlamentares é eleita com a “ajuda” da iniciativa privada, que financia suas campanhas eleitorais. O poder econômico é quem está decidindo as eleições. Depois, os financiadores vão cobrar vantagens nas decisões políticas que se dão no Congresso Nacional. E agora, depois de todos esses dados, “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”. Venha discutir tudo isso na palestra hoje à noite com Michael Zaidan. Será um rico espaço de debate e reflexão.

 

 

 

SERVIÇO:

Palestra sobre reforma política

Com Michael Zaidan

Hoje, às 18h30

No Sindsep-PE

R. Fernandes Vieira, 67 - Boa Vista

(próximo à Igreja da Soledade)

 
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X