Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
O debate girou em torno da reestruturação dos órgãos, das carreiras, da necessidade de o governo fazer concurso público e da infraestrutura das superintendências, além do enfrentamento ao assédio e a discriminação
Publicado: 20/02/2025
Instalada em novembro do ano passado, a Mesa Setorial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu início às discussões a respeito da pauta específica do Ministério da Agricultura, Inmet e Ceplac, nesta quarta-feira (19). E o diretor do Sindsep-PE, Fernando Lima, participou do encontro representando as servidoras e servidores pernambucanos. O debate girou em torno da reestruturação dos órgãos, das carreiras, da necessidade de o governo fazer concurso público e da infraestrutura das superintendências, além do enfrentamento ao assédio e a discriminação.
"A ideia é promover a estruturação de um plano de carreira que possibilite uma maior ascensão por parte das servidoras e servidores do Ministério da Agricultura. Também esteve na pauta a recuperação da infraestrutura das superintendências estaduais que estão, em sua maioria, sem a menor condição de funcionamento, além da necessidade de abertura de um novo concurso público com a previsão de cargos administrativos para ocuparem vagas nas superintendências", comentou Fernando Lima, que também estava representando a Condsef/Fenadsef.
Na ocasião, a Condsef/Fenadsef entregou o ofício nº 057/2025 com a proposta de Plano de Carreira dos Servidores Administrativos do Mapa e a Demandas de Inclusão dos atuais servidores do Inmet e da Ceplac. Essa demanda deve ser encaminhada pela Mesa de Negociação do Mapa para a Mesa Nacional de Negociação Permanente no MGI, pois envolve a questão de orçamento.
Durante o encontro, foi lembrado que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, editou a portaria de nº 766/25, com data de 29 de janeiro de 2025, aprovando o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e a Discriminação, com uma rede de acolhimento no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária. Essa foi uma demanda apresentada pela categoria na reunião de instalação da mesa, em novembro.
A próxima reunião da mesa do Mapa já ficou agendada, conforme calendário construído desde o ano passado, para o dia 14 de maio de 2025, os pontos de pauta para o próximo encontro devem ser encaminhados com no máximo 30 dias de antecedência.