SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Marcha pela Democracia: o interior do Brasil se levanta contra o golpe!


A Marcha pela Democracia mergulha no universo interiorano e leva a cada lugar por onde passa a defesa da democracia e a luta contra o golpe

Publicado: 25/04/2016

Da Mídia Ninja

Santa Bárbara é uma pacata cidade histórica, do circuito do Ouro, que fica a 98 km de Belo Horizonte, bem no meio da Estrada Real. Tem pouco mais de 27 mil habitantes e algumas ruas de paralelepípedo que nesta manhã foram ocupadas por centenas de trabalhadores e jovens que desde o dia 22 marcham pela democracia no estado de Minas Gerais.

No último mês as ruas das grandes cidades brasileiras foram tomadas por grupos diversos pró e contra o golpe e pouco foi noticiado sobre o que acontece pelo interior do Brasil. Este interior, decisivo para os rumos e o desenvolvimento do Brasil passa invisibilizado mais uma vez no debate político, mesmo com o poder do voto de seus milhões de eleitorais espalhados por todo o país.

A Marcha pela Democracia tem seu desfecho em Belo Horizonte, mas seu objetivo é também mergulhar neste universo interiorano e levar a cada lugar por onde passa a defesa da democracia e a luta contra o golpe.

"Vir a estes lugares é uma forma de fazer chegar as pessoas do interior as informações sobre as consequências políticas para a classe trabalhadora do golpe em curso, e ao mesmo tempo evidenciar o nosso processo de resistência, que sempre é invisibilizado e distorcido pela grande Mídia." diz Geanini Hackbardt da coordenação estadual do MST.

Quem puxou a linha de frente da saída da Marcha pela Democracia em Santa Bárbara (MG) foram as crianças: com cartazes, cantando e caminhando pelas ruas, praças e bairros centrais e periféricos da cidade.

Foram cerca de 3Km andando pelos bairros de Santa Terezinha, São Bernardo, São Vicente, Vista Alegre, Ana margarida e Centro.

Seu Luis, aposentado há 18 anos contemplava a Marcha da calçada de sua casa. "Estou com vocês na rua, tem q fazer isso mesmo, gostei quando falou que o Cunha tem q cair", comentou.

João Marcos, de 12 anos, se juntou e caminhou por alguns quarteirões, ele disse que nunca tinha visto nada parecido. "Vi as pessoas passando, fiquei com vontade e vim caminhar junto". O povo andou até a região da rodoviária, ali se estabeleceu por quase uma hora, paralisando o trânsito e dialogando com a população, com falas de ativistas locais e das caravanas da Frente Brasil Popular.

Amanhã a Marcha pela Democracia parte para Sabará onde realiza um ato na cidade antes de chegar a Belo Horizonte.

Assista AQUI

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X