SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Marcha das Margaridas garante anúncio de políticas voltadas às mulheres


O Sindsep-PE sempre integra a caravana pernambucana que sai do estado em direção à Brasília para participar da Marcha das Margaridas

Publicado: 16/08/2023




O Sindsep-PE sempre integra a caravana pernambucana que sai do estado em direção à Brasília para participar da Marcha das Margaridas. Quatro anos após a marcha de resistência, em 2019, as ruas da capital federal voltaram a receber mulheres e homens de todos os estados brasileiros. E as funcionárias e funcionários públicos federais filiadas(os) ao Sindsep estão representadas(os) por Vera Lúcia, servidora do Ministério da Agricultura, e por Cícero Benício, servidor aposentado do Ibama. Veja vídeo acima e AQUI

Este ano, a 7ª Marcha das Margaridas teve como tema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, em uma cobrança da reconstrução do país a partir de uma ideia de bem viver, com justiça, igualdade, solidariedade e respeito a todas e todos, do campo à cidade, das águas às florestas. Reivindicaram ainda ações para o enfrentamento da violência contra as mulheres e das desigualdades de gênero, de classe e raciais.  

A Marcha, que contou com a presença de mais de 100 mil mulheres, foi aberta oficialmente na noite da última terça-feira (15). Na quarta (16), as participantes deixaram o Pavilhão do Parque da Cidade rumo ao Congresso Nacional para o encerramento da manifestação.

Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou várias políticas em resposta às principais demandas das mulheres. Ainda em junho, a organização da Marcha levou a pauta de solicitações ao Governo Federal. 

“Essa Marcha fica para a história porque ela foi responsável pelo anúncio de diversas políticas que irão melhorar a vida de mulheres de todo este país”, comentou Vera Lúcia.  

O presidente Lula assinou o decreto que instituiu os Quintais Produtivos para Mulheres Rurais, uma demanda antiga da Marcha. Assinou o decreto sobre a seleção de famílias e reforma agrária, com pontuação diferenciada para famílias chefiadas por mulheres, o decreto que instituiu a Comissão de Enfrentamento da Violência no Campo e o decreto que instituiu o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para as mulheres rurais. Assinou ainda o decreto que instituiu o Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio, o decreto que retomará a Política Nacional para os Trabalhadores Rurais Empregados e o decreto que retomará o Programa Bolsa verde.

“As mulheres não podem ser tradadas como pessoas de segunda categoria. Vocês são protagonistas da história e devem ser tratadas como tal”, afirmou o presidente.  

Além disso, os ministérios irão anunciar diversas outras políticas nos próximos dias. Entre elas, o Ministério da Saúde irá retomar o Grupo Terra, focado em desenvolver políticas para as populações do campo e da floresta, além de ações para acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência nas unidades básicas de saúde e reconstrução do comitê de avaliação de plantas medicinais e fitoterápicas.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X