SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Lula e ministros voltam a discutir reoneração dos combustíveis nesta terça


O tema tem gerado impasse entre as alas política e econômica do governo, que tenta uma saída intermediária

Publicado: 28/02/2023
Escrito por: Brasil 247

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá participar de uma reunião nesta terça-feira (28) com ministros do governo e o presidente da Petrobras para discutir a cobrança de impostos sobre os combustíveis. 

Participam do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

A Medida Provisória (MP) de desoneração dos impostos PIS/Cofins e Cide sobre combustíveis , assinada por Lula em janeiro, é válida somente até esta quarta-feira (1). Com isso, o tema tem gerado um impasse entre as alas política e econômica do governo. 

Ontem (27), o Ministério da Fazenda chegou a confirmar a volta da cobrança dos tributos, mais especificamente sobre a gasolina e o etanol, com alíquotas diferentes. Já o Diesel e gás de cozinha seguem desonerados até 31 dezembro.

Apesar do anúncio, o Ministério da Fazenda não explicou qual será o percentual cobrado, mas afirmou que a arrecadação dos tributos pretende diminuir o rombo de mais de R$ 200 bilhões esperados para as contas do governo neste ano.

A ação é contrária à posição do grupo político que tem a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, como principal representante. Segundo ela, voltar a taxar combustíveis agora é “descumprir compromisso de campanha”, afirmou na última sexta-feira (24).

Neste cenário, até o momento, não houve nenhum anúncio oficial sobre a medida por meio do Palácio do Planalto, que volta a discutir o tema hoje.

Ainda, segundo o G1, o ministro Rui Costa defende uma saída intermediária, com uma reoneração escalonada ao longo do tempo dos combustíveis, que seria feita por meio de uma Medida Provisória a ser editada por Lula.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X