SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Juventude da CUT-PE lança cartilha contra a Reforma Administrativa


Dentre os pontos negativos apontados na cartilha, está o fim dos concursos. Essa mudança deixará os jovens que ingressarem no setor público em condições precarizadas de trabalho, uma vez que não terão a estabilidade no desempenho das funções

Publicado: 29/07/2021


A Secretaria da Juventude da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) lançou, nesta quinta-feira, a cartilha Reforma Administrativa – Precarização e retrocesso aos direitos da juventude trabalhadora. O documento, que foi lançado com transmissão exclusiva pelas redes sociais da CUT-PE (YouTube, Facebook e Instagram), destaca uma série de pontos negativos que a aprovação da proposta de Reforma Administrativa (PEC-32) de Bolsonaro trará para a juventude. Durante o lançamento do documento, também foi divulgado um manifesto em defesa do legado de Paulo Freire, cujo centenário está sendo comemorado em diversos países do mundo. 

Dentre os pontos negativos apontados na cartilha, está o fim dos concursos. Essa mudança deixará os jovens que ingressarem no setor público em condições precarizadas de trabalho, uma vez que não terão a estabilidade no desempenho das funções. Desta forma, os contratados  sem essa garantia legal terão que se sujeitar às vontades do gestor da vez, o que impossibilitará a fiscalização de governos e dos contratos de serviços e compras. A cartilha observa ainda que a PEC-32 irá impulsionar as contratações temporárias e até com indicação de políticos. 

Na verdade, o que está em jogo é o retrocesso de direitos e a destruição do estado brasileiro para que a iniciativa privada assuma os serviços e passe a cobrar altos preços por eles, visando tão somente o lucro. Com isso, a parcela da população que não poderá pagar pelos serviços ficará desassistida. “Haverá um grande salto de trabalhadores no mercado informal. Por isso, a juventude tem um grande papel de intervenção política para barrar a Reforma o quanto antes. A nossa luta em defesa dos serviços públicos será intensa e de forma organizada”, destacou na cartilha o secretário da Juventude da CUT-PE, Evanilson Leite. 

A íntegra do documento está disponível no Facebook da CUT-PE (facebook.com/CUTPernambuco). 

Encontro Nacional 

A cartilha da Secretaria da Juventude da CUT foi lançada no mesmo dia em que tem início o Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público, que acontece de 29 e 30 de julho, de forma virtual. O Encontro tem como proposta unificar a luta dos servidores das três esferas (federal, estadual e municipal) para impedir a aprovação da PEC-32.

Hoje, às 19h, o evento será transmitido através do Facebook e do YouTube: Contra a PEC 32. Amanhã (30), a partir das 9h, o evento acontece na plataforma Zoom.

Greve Geral 

O Fórum das Centrais Sindicais definiu uma Greve Geral para o próximo dia 18 de agosto como forma de combater a PEC-32. A expectativa é de que esta também seja uma resolução do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público. Depois do recesso parlamentar, que acaba no dia 1º de agosto, a PEC volta a ser analisada por uma comissão especial da Câmara. 

Já que o governo não tem interesse em nenhum tipo de negociação, uma greve pode se tornar um importante instrumento para pressionar os deputados contra a proposta. Os servidores também podem acessar o site Na Pressão (napressao.org.br) e mandar mensagem aos parlamentares: Votou a favor da Reforma, não volta a ser eleito.  
 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X