SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Investimentos estrangeiros podem fortalecer a economia de países da América Latina


Em conferência, representante de agência da ONU afirmou que melhora na economia na região pode reduzir impactos do crescimento sobre o meio ambiente

Publicado: 13/01/2016

Da ONU Brasil

Em uma conferência realizada como marco do Fórum Internacional de Investimentos Chile 2016, a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, destacou na terça-feira (12) a oportunidade que os países da região têm de aproveitar os investimentos estrangeiros para descarbonizar suas economias, fortalecendo suas economias para aumentar o produto interno bruto (PIB) ao mesmo tempo que proporcionando reduções dos impactos do crescimento sobre o meio ambiente.

Bárcena foi uma das oradoras principais do evento organizado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros (CIE) do Chile, que reuniu executivos de 26 países interessados em investir na economia local, representantes do governo chileno e ministérios.

Segundo a CEPAL, a economia na América Latina e Caribe teve desempenho de -0,4% em 2015. A previsão é de que este ano tenha uma tímida recuperação, com expansão de 0,2%. As exportações regionais caíram 14% no ano passado, enquanto o investimento estrangeiro direto (IED) diminuiu 21% no primeiro semestre.

Bárcena explica que o maior objetivo da região com os IED é a diversificação das estruturas produtivas e redução da dependência das matérias primas, seguidas da criação de emprego e equilíbrio entre as estratégias das empresas, objetivos de desenvolvimento nacional e os impactos ambientais. Para isso, de acordo com ela, é preciso articular os IED com políticas industriais e sociais que fechem brechas existentes na estrutura dos países latinos.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X