Este website utiliza cookies
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO
(81) 3131.6350 - sindsep@sindsep-pe.com.br
Publicado: 18/11/2024
Escrito por: Ascom Sindsep-PE
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) completa 115 anos de existência neste dia 18 de novembro de 2024. No entanto, as suas servidoras e servidores têm pouco a comemorar devido à falta de resposta do Ministério da Agricultura às suas demandas.
A categoria está mobilizada em torno de uma pauta que tenta impedir o desmonte do órgão: a suspensão das demissões do quadro de apoio técnico/administrativo, a revogação da Portaria SGP/MAPA nº2 de 03/10/2024, a regularização dos contratos de todos os terceirizados, o enquadramento dos atuais servidores do Inmet na carreira de C&T (Portaria nº 5.127 de 13/08/2024) e a abertura de diálogo institucional para reestruturação do órgão em favor da sociedade brasileira.
Essas demandas foram apresentadas em ofício ao Ministério da Agricultura no dia 16 de outubro de 2024, mas até o momento não houve resposta. Na última quinta-feira (14), houve a segunda reunião da Mesa Setorial do Mapa, que contempla as demandas do Inmet, além da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Na ocasião, foi criado o regimento interno da Mesa e definido um cronograma de reuniões, que contará com o primeiro encontro para discutir as demandas no próximo mês de fevereiro.
É fundamental que o Ministério da Agricultura considere as solicitações das servidoras e servidores do Inmet para garantir o seu bem-estar e a continuidade dos serviços meteorológicos essenciais para o país.