SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Índios de Mato Grosso promovem protestos


Manifestantes indígenas das etnias Terena e Maben-Groke, do Mato Grosso, vêm protestando, há uma semana, e provocando o fechamento da BR-163 em Itaúba, a 599 km de Cuiabá. Diversos galhos de árvores, pneus e pedras foram colocados no meio da rodovia para impedir a passagem de veículos

Publicado: 04/02/2015
Escrito por: Condsef

Manifestantes indígenas das etnias Terena e Maben-Groke, do Mato Grosso, vêm protestando, há uma semana, e provocando o fechamento da BR-163 em Itaúba, a 599 km de Cuiabá. Diversos galhos de árvores, pneus e pedras foram colocados no meio da rodovia para impedir a passagem de veículos.

Com arcos e flechas, os índios protestam pela troca imediata da coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó, Sanna Rochelle Sarmento, além de melhorias nas condições de saúde e infraestrutura das aldeias localizadas em Colíder. A falta de medicamentos, profissionais de saúde, além da cobrança para a conclusão das obras dos postos de saúde para atender as comunidades indígenas impulsionam os protestos.

Representantes do Sindsep-MT estão em Itaúba, que está sitiada pelo conflito, para acompanhar a situação. O Sindicato avalia que os conflitos podem se agravar caso providências não sejam tomadas. O Sindsep e a Condsef voltam a cobrar atenção do governo aos problemas, muitas vezes gerados, pela falta de preparo das chefias indicadas para ficar à frente dos Distritos Sanitários.

Mesmo diante dos alertas e da possibilidade sempre latente de conflitos, o governo ainda não tomou providências para fortalecer a atuação do Estado e garantir atendimento digno às comunidades indígenas. Os problemas vivenciados no dia a dia das comunidades indígenas e dificuldades enfrentadas pelos servidores que atuam nesses locais são objeto de denúncias frequentes por parte da Condsef e seus sindicatos filiados.

O Sindsep-MT e Condsef também chamam atenção para a situação dos servidores que vivem com medo e são obrigados a trabalhar em um clima constante de conflito. Isso torna as condições de trabalho junto às comunidades um ambiente insalubre e difícil.
« Voltar


Receba Nosso Informativo

X