SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Grito dos Excluídos e Excluídas, uma manifestação pacífica


Ao contrário dos atos pró-Bolsonaro, o Grito dos Excluídos e Excluídas é uma manifestação nacional, pacífica, criada em 1995 pela CNBB, inspirada na Campanha da Fraternidade, cujo lema é Vida em primeiro lugar!

Publicado: 06/09/2021
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Existe uma polaridade muito forte neste 7 de setembro, de um jeito que há muito não se via no país. De um lado, a extrema direita convoca a população para um ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, que acumula 64% de rejeição, segundo pesquisa do PoderData realizada em agosto. Do outro lado, o campo progressista, que agrega a esquerda e os democratas, convoca a população para atos pelo #ForaBolsonaro, como o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas.


Ao contrário dos atos pró-Bolsonaro, o Grito dos Excluídos e Excluídas é uma manifestação nacional, pacífica, criada em 1995 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), inspirada na Campanha da Fraternidade, cujo lema é Vida em primeiro lugar! “O grito é de paz, mas é de luta”, frisa o padre Reginaldo Veloso, que sempre participa da mobilização aqui em Recife e já confirmou presença amanhã.


Em conversa com a equipe de reportagem, o padre Reginaldo Veloso lembrou o evangelho proclamado pela Igreja Católica, no último fim de semana, sobre o milagre da cura do surdo-mudo. Para o líder religioso, essa passagem da Bíblia tem um simbolismo muito forte: “Que neste 7 de setembro, todos os cristãos se curem da surdez que os impede de ouvir o clamor dos mais necessitados, reivindicando Justiça e igualdade”.


Sobre os atos pró-Bolsonaro, o padre Reginaldo acredita que é um movimento natural, já que o presidente da República está acuado. “Não tenho dúvida, que mesmo com todo o dinheiro que está sendo investidos nesses atos em apoio ao presidente, eles não terão mais expressão que as organizações populares, como o Grito dos Excluídos”, disse o religioso. 


Lembrando que o Grito dos Excluídos e Excluídas hoje, embora tenha sido criado pela Igreja Católica, é uma manifestação popular, aberta e plural, que reúne várias religiões e doutrinas regiliosas. 

PERNAMBUCO
Segundo a última parcial da CUT, serão realizados cerca de 190 mobilizações neste 7 de setembro pelo #ForaBolsonaro e pelo 27º Grito dos Excluídos e Excluídas. Em Pernambuco, estão previstas 12 mobilizações, em cinco cidades. Em Recife, a concentração será a partir das 10h, na praça do Derby, de onde segue em caminhada até a praça do Carmo. 

Afogados da Ingazeira - Ato Unificado Sertão do Pajeú - Av. Rio Branco (Ato em 04/09)
Caruaru - Morro Bom Jesus | 14h
Ouricuri - Praça do Banco do Nordeste | 8h
Petrolina - Panfletagem Feira Cohab Massangano | 8h (Ato 04/09)
Petrolina - Encontro Ocupação Santa Isabel | 16h30 (Ato 04/09)
Petrolina - Panfletagem Feira João de Deus | 8h (Ato 05/09)
Petrolina - Encontro Ocupação Vila da Paz | 16h30 (Ato 05/09)
Petrolina - Pré Grito no Bambuzinho, Centro | 8h (Ato 06/09)
Petrolina - Encontro Ocupação Luiz Inácio | 19h (Ato 06/09)
Petrolina - Café da manhã e concentração na Praça da Juventude | 6h (Ato 07/09)
Petrolina - Ato público Praça da Juventude | 8h (Ato 07/09)
Recife - Praça do Derby até Pátio do Carmo | 10h

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X