SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Governo manobra dados para convencer sobre necessidade da Reforma da Previdência


Economistas, sindicalistas e pesquisadores seguem afirmando que o déficit da previdência não existe e que o Governo está manobrando os números

Publicado: 01/02/2017

Da Ascom Sindsep-PE

O Governo Federal divulgou na semana passada (26/01) dados que apontam que a Previdência registrou, em 2016, déficit de R$ 149,73 bilhões, o que representaria um aumento de 74,5% em relação ao ano anterior, e que esse “rombo” representaria 2,4% do PIB. Segundo os governistas, a Reforma seria necessária para garantir a aposentadoria das próximas gerações. Contudo, economistas, sindicalistas e pesquisadores seguem afirmando que o déficit não existe e que o Governo está manobrando os números. 

O Governo esconde que mais da metade desse “rombo” é causado por benefícios fiscais concedidos a empresas. Bilhões de contribuição previdenciária deixam de ser pagos todos os anos. A segunda grande mentira é incluir apenas a contribuição dos trabalhadores e das empresas nas contas da Previdência. Na verdade, Previdência, Assistência Social e Saúde fazem parte da Seguridade Social e esse sistema conta com diversas fontes de financiamento, previstas na Constituição Federal. Além das contribuições de trabalhadores e empresas, o Governo também deveria ser responsável por repassar as contribuições sociais: Cofins, CSLL e Pis/Pasep.  

O suposto “rombo” se transforma em superávit, quando todas as fontes de financiamento são somadas. O problema é que o Governo descumpre a Constituição e desviam as receitas da Seguridade Social para o pagamento da dívida pública. 

Temer quer tirar os direitos dos trabalhadores para continuar pagando uma dívida questionável que enriquece apenas a alguns empresários, investidores e banqueiros. Não dá para aceitar uma proposta, baseada em mentiras, que irá desfazer conquistas históricas, eliminar direitos consolidados e acabar com sonhos e esperanças dos trabalhadores brasileiros de se aposentar.  

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X