SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Geopolítica e Relações Internacionais e tema do novo mini-curso no Sindsep-PE


Para fomentar o senso crítico dos associados e ajudá-los a compreender a política brasileira dentro e fora do país, o Sindsep-PE deu início esta semana ao mini-curso

Publicado: 07/04/2016
Escrito por: Ascom Sindsep-PE

Para fomentar o senso crítico dos associados e ajudá-los a compreender a política brasileira dentro e fora do país, o Sindsep-PE deu início esta semana ao mini-curso Geopolítica e Relações Internacionais. “Foi um sucesso. Superou nossas expectativas. Grupo grande, mas todos atentos e empenhados em aprender”, ressalta o diretor da Secretaria de Imprensa do sindicato, Isac Santos.

Já na abertura, auditório lotado. A primeira aula foi ministrada pela professora de Direito Internacional da Unicap, Rosa Maria de Freitas. Ela falou sobre o direito e as relações internacionais entre os países, tendo em vista a diferença entre as constituições de cada lugar. Já no segundo encontro, realizado no dia seguinte, a discussão girou em torno dos estados nacionais e a primeira guerra mundial. A princípio, essa aula seria ministrada exclusivamente pelo coordenador do mini-curso, Michel Zaidan. Mas, ao avistar na platéia o também professor Eliezer Pacheco, Zaidan o convidou para a mesa. Um improviso que deu certo e proporcionou uma rica discussão.  

Ao contrário dos mini-cursos anteriores, Geopolítica e Relações Internacionais é uma atividade multidisciplinar, coordenada por Michel Zaidan (UFPE), mas que contará com a participação de outros professores, como Marco Mondaini (UFPE), Thales Castelo Branco (Damas) e Paloma Gonçalez, consul americana para assuntos políticos e econômicos.
 
O mini-curso terá duração de um mês e meio. Serão dois encontros semanais, sempre nas terça e quartas, das 19h às 21h. São no total 13 aulas e ao final da atividade, o participante que comparecer a no mínimo 75% das aulas terá certificado com comprovação de carga-horária.

Na ementa constam outros temas como os atores internacionais (estatais, público-privados e os privados); o Unilateralismo e multilateralismo; a guerra fria e a bipolaridade internacional; a queda do muro de Berlim e a nova ordem multiunipolar; a nova agenda, o cibercidadão e a política das redes; a emergência do G-20 e os BRIcs; processos de integração regional (Mercosul, Nafta, Apec e União Europeia); a política externa brasileira e a presença do Brasil no mundo; e a internacionalização da guerra ao terror, a sobrevivência da OTAN e as emergências humanitárias.

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X