SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

(81) 3131.6350 - [email protected]

Home | Notícias

Gabas discute a Reforma da Previdência. Cerca de 70% dos brasileiros não se aposentarão


A Reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB), será tema de debates em Pernambuco. Dois encontros serão realizados, em Caruaru e em Recife

Publicado: 01/02/2017

Da Ascom Sindsep-PE

A Reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer (PMDB), será tema de debate em Pernambuco. Dois encontros serão realizados, em Caruaru e em Recife, com a presença do especialista em Gestão de Sistemas de Seguridade Social, Carlos Gabas, além de diversas lideranças políticas. Os encontros terão como mote “O que temer com a Reforma da Previdência” e acontecem nesta sexta-feira (03), ambos com entrada franca. A iniciativa de realizar o debate é do senador Humberto Costa. 

Em Caruaru, o encontro acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), às 10h. No Recife, o evento será no Sindsep. A Reforma da Previdência está prevista para ser votada ainda no primeiro semestre de 2017 pelo Congresso Nacional. 

Entre as mudanças propostas, está a alteração da idade mínima necessária para a aposentadoria, que hoje é de 55 anos para mulher e de 60 para homens. O projeto do Governo determina que a idade seja de 65 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres. 

O tempo mínimo de contribuição também vai saltar de 15 anos para 25 anos. No entanto, esse tempo dará apenas direito a 76% do cálculo do benefício. Para assegurar o recebimento de 100% da aposentadoria, o brasileiro terá que trabalhar durante 49 anos.  De acordo com estudo do Dieese, a Reforma deixará cerca de 70% dos brasileiros fora da previdência pública. 

Outra alteração é com relação à desvinculação do valor das pensões por morte do valor do salário mínimo. Somente com a desvinculação, cerca de quatro milhões de pessoas serão afetadas. Além disso, a proposta altera de 65 anos para 70 anos, a idade mínima para os idosos receberem o Benefício da Prestação Continuada, o que elevará substancialmente o número de idosos sem nenhum tipo de assistência no Brasil. 

Servidor

As mudanças atingem em cheio os servidores públicos brasileiros que já vêm sendo penalizados. Ao contrário dos trabalhadores da iniciativa privada, por exemplo, os servidores que se aposentam com benefício superior a R$ 5.531,31 têm de contribuir com até 11% do montante que excede esse valor, considerado como o teto do INSS, ao respectivo órgão previdenciário que paga sua aposentadoria. Com essa Reforma, a situação só irá piorar.  Por isso não podemos ficar de braços cruzados. Ou os brasileiros se rebelam contra a Reforma ou o nosso futuro será uma catastrofe. 

« Voltar


Receba Nosso Informativo

X